Respeito às diferenças é tema de desfile cívico em escola municipal

Respeito às diferenças é tema de desfile cívico em escola municipal

A Escola Municipal Estevão Castro, realizou um desfile cívico nesta sexta-feira, 03, pelas ruas do Jardim Aureny III. Alunos e professores marcharam com cartazes, faixas e roupas caracterizadas sobre o tema do projeto ‘Respeitando as Diferenças’.

Atividades lúdicas, cantigas de roda, música, dança, adivinhações, personagens do folclore tocantinense, lendas, bem como os 16 Quilombos remanescentes e os sete povos indígenas do Tocantins, foram alguns dos temas representados pelos alunos da pré-escola ao 6º Ano.

No evento que também comemora a semana da pátria, os 767 alunos da Escola Estevão Castro foram acompanhados pelas melodias da Banda da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), com apoio da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade da capital (ATTM), desfilaram com o objetivo de ampliar o conhecimento dos próprios alunos e da comunidade sobre as diversidades culturais e sociais existentes na sociedade brasileira.

De acordo com Iranildes Tavares, orientadora educacional da escola, o respeito pelas diferenças são trabalhados, muitas vezes, apenas na teoria, “nós precisamos colocar em prática esse respeito. Estimular os alunos a pesquisarem sobre os temas ajuda a trabalhar essa questão, por isso as apresentações são importantes” concluiu.

O Secretário Municipal da Educação de Palmas, Danilo de Melo Souza, prestigiou as apresentações que resgatam o civismo da capital e que é organizado todos os anos pela SEMED e escolas que participam da marcha do Dia da Independência.

O objetivo geral do projeto desenvolvido pela Escola Estevão Castro é buscar através do respeito às diferenças sociais e da pluralidade cultural, conhecimentos sobre a cultura do Tocantins e Palmas.