
Reunião define termos de parceria entre Guarda Metropolitana e Polícia Federal
A parceria institucional define atuação da GMP na segurança do Aeroporto de Palmas – Brigadeiro Lysias Rodrigues
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 18, com participação do secretário de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Francisco Viana Cruz, do representante da Polícia Federal, delegado Regional Executivo, Almir Clementino Soares (superintendente Interino da PF) e do superintendente da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Josivan Cardoso de Almeida, foram definidos os termos para formalização de parceria institucional para atuação da GMP na segurança do Aeroporto de Palmas – Brigadeiro Lysias Rodrigues.
A parceria, com prazo previsto de cinco anos, prevê a capacitação dos agentes da GMP para atuação na nova frente de serviço onde serão empregados 12 guardas metropolitanos em regime de escala, que deverão atender diuturnamente a demanda, com emprego de uma viatura com dedicação exclusiva e ainda o uso de câmeras de vídeomonitoramento.
Na ocasião, o superintendente interino da PF, delegado Regional Executivo, Almir Clementino Soares, apresentou a minuta do termo de parceria, firmando o compromisso de apoio técnico entre as instituições.
“Tão logo o termo de parceria seja definitivamente formalizado estaremos disponibilizando um técnico com larga experiência em segurança aeroportuária e procedimentos de embarque e transporte de armas de fogo para promover a capacitação do efetivo que será empregado”, frisou Soares.
Para o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Francisco Viana, a parceria consolida o espaço para atuação complementar da GMP no âmbito da segurança pública. “Para nós é uma honra poder dar essa contribuição à sociedade, agradecemos à Polícia Federal por endossar a nossa instituição junto a Infraero”, ressaltou o secretário.