31 agosto 2015 às 15:24

Reuniões do Bolsa Família têm impactos positivos

Cerca de 3.000 mil famílias participaram do ciclo de encontros do Bolsa Família, promovidos pela Prefeitura de Palmas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), durante o inicio deste segundo semestre, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), encerrando nesta sexta-feira, 28, no Cras do Taquaruçu.  


Em Palmas, cerca de 10.500 famílias recebem o benefício do Programa do Bolsa Família e,  aproximadamente 30 mil famílias  encontram-se cadastradas no CardÚnico.


Durante as reuniões em todas as unidades, a equipe técnica do Bolsa Família, da Habitação, Saúde e Educação informaram e orientaram os presentes sobre as condicionalidades do programa: qualificação profissional e geração de renda; inserção em programas e projetos sociais; visitas domiciliares; palestras; acompanhamento familiar; realização do cadastro único e grupos de convivência, entre outros.


Os impactos dessas reuniões têm sido positivos e já chegam a 235 o número de pessoas que se desligaram voluntariamente. Outro fator importante foram os cursos ofertados nos Cras como: o curso de panificação, novas técnicas de crochê, corte costura, entre outros que serão ofertados em parceria com o  Pronatec,  Senai, Senat e Senac. Também parceria com a Fundação Cultural de Palmas.


A secretária interina do Desenvolvimento Social, Eliane Campos, destaca a importância dessas reuniões nos Cras envolvendo as famílias beneficiadas pelo programa.  “Os impactos obtidos vão de encontro ao  que se espera com o amadurecimento do Programa Bolsa Família.  “Cada vez mais as  famílias têm maior conhecimento de seus direitos e deveres e estão buscando por capacitação. A capacitação é sempre a  melhor escolha para aqueles que buscam por mudança de vida,” reforça.


A secretária ainda frisou que com base nesses resultados, verifica-se que esse movimento é importante para o Município. “Espera-se que essas famílias tenham acesso aos serviços básicos de saúde, educação e assistência social, promovendo assim cada vez mais a cidadania e inclusão social”, ressalta.


A dona de casa, Maria de Jesus Alves Borges, 39 anos, conta que mora provisoriamente no assentamento com seis filhos, todos pequenos, mas que, recentemente foi contemplada com uma casa, no bairro de Santa Barbara, e já pensa em empreender. “As pessoas elogiam os doces e salgados que faço estou pensando em montar meu próprio negócio. E com o Festival Gastronômico, que acontece agora no Taquaruçu será o momento certo de iniciar esse projeto que já havia traçado para a minha vida, e quem sabe não precisarei mais do benefício que recebo do Bolsa Família”, enfatiza.

 

Tags: