
Rotatória modelo viário da Feira da 304 Sul dará maior fluidez no trânsito da Capital
A rotatória foi escolhida por ser considerada a que gera maior conflito no trânsito e maior fluxo de veículos nos horários de pico.
O projeto piloto da rotatória modelo viário é para garantir maior fluidez e redução no número de acidentes no trânsito, além de
garantir maior respeito à faixa da direita, que é exclusiva para quem entra na
rotatória e pega a primeira saída à direita. A rotatória modelo escolhida foi a
da Feira da 304 Sul, que, segundo a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana
(Sesmu), é a que hoje apresenta maior conflito no trânsito e fluxo de veículos.
“O trecho está em obras desde o dia 07
de março e a previsão é que a obra seja concluída até o final do mês. É
necessário que os motoristas que transitam por lá tenham maior atenção”, é o
que alerta a arquiteta urbanística técnica da Sesmu, Joseísa Furtado. A obra
consiste em ampliar o raio da rotatória de nove para 30 metros. Para fazer essa
abertura do raio, os postes de transmissão de energia tiveram que ser
realocados.
A arquiteta explica que para essa
realocação dos postes e das linhas de transmissão aérea de telefonia e energia
foi necessário três meses de estudo por parte das empresas responsáveis pela
transmissão. Ainda segundo ela, para que seja garantido o uso contínuo da faixa
da direita, tachões serão instalados ao longo da faixa e placas de sinalização
vertical lembrarão aos motoristas que a faixa é exclusiva e não precisa obedecer
a preferencial de quem já está dentro da rotatória.
Com essa nova abertura, os ônibus
conseguirão dar continuidade aos seus trajetos dentro da faixa da direita, sem
precisar queimar outras faixas como é comum acontecer em outras rotatórias.
“Precisamos dar maior fluidez no trânsito e diminuir os conflitos,
principalmente do transporte coletivo, que tem dificuldade de continuar na
faixa da direita dentro da rotatória. Essa abertura também dará maior fluidez,
porque o condutor seguirá em sua faixa e não precisará sair de três faixas e
cair para duas, o que gera acidentes”, destaca Joseísa.
Segundo a Prefeitura de Palmas, a
rotatória da Feira da 304 Sul, escolhida para esse projeto piloto, passará por
estudos e avaliações para comprovar a efetividade do projeto. A Secretaria de
Infraestrutura e Serviços Públicos faz a execução da obra, que foi planejada
pela Sesmu em parceria com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de
Palmas (Impup), que fez pequenas alterações no projeto inicial, por meio dos
seus arquitetos, a fim de garantir maior mobilidade urbana no local.
(Edição e postagem: Lorena
Karlla)