Técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural – Sagri estiveram na tarde desta quarta-feira, 15, no Centro de Recuperação Leão de Judá atendendo ao pedido de uma associação beneficente da capital. A visita teve como objetivo fornecer orientações sobre a implantação de uma horta no local.
O Centro de Recuperação Leão de Judá atende dependentes químicos e de alcoolismo. Segundo o coordenador, Ramadie Coelho Viana, hoje estão no local 16 recuperandos, mas o Centro tem capacidade para atender 50.
Ramadie ressalta que é importante oferecer aos internos atividades que os mantenham ocupados. “Esta horta vai fornecer alimentos para o centro e ao mesmo tempo possibilitará que eles aprendam uma nova atividade e os mantenha ocupados, focados em sua recuperação”, explicou. O centro vive de doações e os alimentos produzidos futuramente poderão atender a demanda interna e no caso de excedente, as famílias dos internos.
Nesta primeira visita, o engenheiro agrônomo Luiz da Silva Machado Neto e o técnico em agropecuária Homero Juliani ajudaram o coordenador escolher a área para a horta, coletaram amostras de solo para análise e entregaram calcário e sementes de hortaliças.
Luiz Neto sugeriu também o uso de métodos e produtos alternativos e biológicos no controle das pragas e doenças que possam surgir na horta. “Por se tratar de um centro de recuperação desta natureza, acredito ser importante a utilização de produtos biológicos no cultivo das hortaliças. Assim é possível oferecer alimentos mais saudáveis para os recuperandos”, explica Neto. Assim que o resultado da análise de solo estiver disponível, os técnicos retornarão para delimitar a horta e orientar na adubação e correção necessárias para o plantio.