
Saiba como vai funcionar novo esquema vacinal contra meningite em Palmas
Alteração visa ampliar proteção contra grupos de sorogrupos da bactéria causadora da doença
As Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas já aderiram ao novo esquema vacinal contra meningite. A quantidade de doses permanecerá a mesma, composta por quatro aplicações, entretanto, alteração será apenas no tipo de imunizante administrado aos 12 meses de vida que passará a ser o mesmo aplicado em adolescentes. A mudança visa ampliar a proteção para os sorogrupos da bactéria causadora da doença.
No antigo esquema, a vacina Meningocócica tipo C era aplicada em bebês aos 3, 5 e 12 meses de vida. Com a nova orientação do Ministério da Saúde (MS), a Meningo C continuará sendo aplicada aos 3 e 5 meses, mas ao completar 12 meses, a criança passará a receber a Meningocócica ACWY. Esta deverá ser aplicada novamente em adolescentes de 11 a 14 anos, conforme descrito abaixo.
As crianças que já tomaram a vacina Meningo C aos 12 meses de vida não precisarão tomar a Meningo ACWY no momento. Entretanto, aquelas que já completaram um ano de vida e ainda não receberam dose da vacina contra meningite, deverão procurar a unidade de saúde.
Os pais devem ficar atentos ao cartão de vacinação para que a atualização seja feita o mais rápido possível. No calendário de vacinação da criança, a vacina Meningocócica deve ser aplicada até 4 anos e 11 meses.
Antigo esquema
1ª dose da Meningocócica tipo C – 3 meses
2ª dose da Meningocócica tipo C – 5 meses
Reforço da Meningocócica tipo C – 12 meses
Dose da Meningo ACWY – 11 a 14 anos
Novo esquema
1ª dose da Meningocócica tipo C – 3 meses
2ª dose da Meningocócica tipo C- 5 meses
Reforço da Meningocócica tipo ACWY – 12 meses
Dose ou reforço da Meningocócica tipo ACWY (a depender do esquema vacinal) – 11 a 14 anos
Texto: Gabriela Letrari
Edição: Juliana Matos