SAMU simula acidente para discutir a violência no trânsito em Palmas
Dentro das ações educativas da Semana Nacional de Trânsito, promovidas pelo Projeto Vida no Trânsito, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/Palmas) fará simulação de acidente automotivo, nesta quinta-feira, dia 22, às 19h, na Avenida Theotônio Segurado, em frente ao Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA).
Após a simulação, acontecerá a abertura do Simpósio ‘O Impacto da Violência no Trânsito’, quando a equipe do Samu/Palmas participará dos debates acerca do impacto de um acidente de trânsito na perspectiva do socorrista.
O Simpósio discutirá estratégias para a construção de um trânsito mais humanizado e seguro em Palmas. O Conselho Regional de Psicologia é responsável pela organização do evento em parceria com o Projeto Vida no Trânsito, Secretarias da Saúde de Palmas (Semus), Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte (SMSTT), Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-TO), CEULP/ULBRA e Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Dia Mundial sem Carro
O dia 22 de setembro simboliza o Dia Mundial sem Carro, que busca incentivar o uso de meios alternativos de transporte, como a bicicleta. Em Palmas, os ciclistas já contam com 12,5 km de ciclovias.
Fatores de risco
Relatórios do Projeto Vida no Trânsito apontam como fatores de risco do trânsito de Palmas o consumo de álcool ao volante, o desrespeito aos limites de velocidade e a grande número de motociclistas nas vias.
Somente nos meses de janeiro a agosto de 2011, o SAMU/Palmas prestou atendimento 303 casos de colisão entre carros e motos na Capital. Enquanto que no mesmo período, foram registrados 66 atendimentos a casos de colisão entre carros.
Prevenir e reduzir acidentes
O Projeto Vida no Trânsito tem como principal objetivo a redução de acidentes graves e mortes, causadas por acidentes de trânsito e visa reduzir, em pelo menos 10%, o número de óbitos por acidentes de trânsito, a cada ano, na Capital.
Palmas foi uma das cinco capitais brasileiras escolhidas para a implantação do projeto, em função das altas taxas de mortalidade, de internação hospitalar por acidentes graves, pelo excesso de velocidade e contingente de motos em circulação.
União de Esforços
O Projeto Vida no Trânsito reúne esforços da Comissão Interministerial, entre eles, o Ministério da Saúde, das Cidades, Casa Civil, Polícia Rodoviária Federal, Prefeitura de Palmas (Secretarias: da Saúde, Trânsito e Transporte, Educação e Assessoria de Comunicação, SAMU), Governo do Tocantins (Secretarias de Saúde, Educação, Comunicação, Detran, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros), Organização Pan-Americana de Saúde; Organização Mundial de Saúde, UFT, Fundação Bloomberg Philanthropies; Universidade John Hopkins ; Global Road Safety Partnership, Sest/Senat, Conselhos Regionais de Medicina e de Psicologia .