
Saúde de Palmas monitora circulação de vírus respiratórios
Apesar do crescimento esperado de casos, número ainda é menor se comparado ao mesmo período do ano passado; Prefeitura de Palmas reforça importância da vacinação
A Secretaria de Saúde (Semus) da Prefeitura de Palmas está atenta à circulação dos vírus respiratórios nas últimas semanas na Capital. Devido à sazonalidade, com o fim do período chuvoso, houve um crescimento esperado de casos gripais, especialmente de influenza A e do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), com maior incidência em crianças e idosos. Apesar desse aumento, os números registrados ainda são menores que os do mesmo período do ano passado.
Em 2025, entre a 1ª e a 18ª semana epidemiológica (de 29 de dezembro de 2024 a 3 de maio de 2025), foram registrados 375 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o que representa uma redução de 12,38% em relação à mesma semana epidemiológica de 2024.
Em relação aos atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de crianças entre 0 e 12 anos com sintomas gripais, o número também foi menor. Entre janeiro e maio de 2024, foram atendidos 6.033 pacientes com sinais de resfriados comuns, tosse, gripe, dor de garganta e Covid-19. No mesmo período deste ano, foram realizados 4.749 atendimentos do público infantil com as mesmas queixas.
Monitoramento
O monitoramento da situação epidemiológica na Capital é uma atividade contínua, realizada pela Vigilância em Saúde da Semus, e os boletins são divulgados semanalmente no site da Prefeitura de Palmas.
A coordenadora técnica de Doenças Imunopreveníveis da Semus, Fernanda Fernandes, explica que o monitoramento acontece desde antes da pandemia da covid-19 e serve para acompanhar e analisar os dados. “É por meio desse acompanhamento que conseguimos identificar surtos e agir de forma proativa e/ou preventiva para controlar problemas de saúde. Esses dados foram coletados de pacientes que procuraram as Unidades de Pronto Atendimento”, explicou.
Vacinação
A Semus reforça a importância da vacinação contra a gripe. Desde o dia 1º de setembro de 2024 até 5 de maio de 2025, apenas 56.241 pessoas foram vacinadas contra a influenza em Palmas.
O imunizante continua disponível nas Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, até o dia 31 de julho. Qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade pode receber a dose para garantir a proteção contra a gripe. Vale destacar que a vacina deve ser tomada anualmente, com as atualizações das cepas em circulação.
Texto: Gabriela Letrari
Edição: Wédila Jácome