01 dezembro 2022 às 19:11

Saúde de Palmas realiza simulado de incidente com múltiplas vítimas nesta sexta, 2, na Praia da Graciosa

Parte teórica do curso está acontecendo durante toda essa quinta-feira, 1°, no auditório Cuica da UFT

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) realiza nesta sexta-feira, 2, a partir das 8 horas, no píer 2 da Praia da Graciosa, um simulado em campo do curso sobre 'Incidentes com múltiplas vítimas'.  A capacitação ocorre até às 18h30 desta quinta-feira, 1º de dezembro, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com instruções teóricas e simulado de mesa no período da tarde. O curso destina-se a técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos e condutores socorristas que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Capital.  

Na abertura da capacitação, o secretário executivo municipal da Saúde, Daniel Borini, agradeceu a participação de todos os envolvidos e ressaltou que o treinamento é importante para o crescimento de todos os profissionais. O coordenador de planejamento da coordenação geral da FN-SUS, Thiago Augusto Knop, destacou que o atendimento integrado bem coordenado e estruturado garante uma resposta eficaz para a sociedade. “Cada profissional desempenha um papel na cena do incidente com múltiplas vítimas e se não houver uma integração e a comunicação for falha, a possibilidade de agravar a situação dos pacientes é enorme”, explica.

A qualificação é ofertada pelo Núcleo de Educação em Urgências da Semus (NEU) da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), em parceria com a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), que certificará os participantes. Além das equipes de saúde da rede pública municipal, também participam do treinamento profissionais do 22º Batalhão de Infantaria, Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Conselho Regional de Enfermagem (Coren-TO), Conselho Regional de Medicina (CRM-TO), Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital IOP, Hospital Unimed, Instituto de Medicina Legal (IML), Polícia Militar (PM), Rede Palmas Medical e Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu).

 

Tags: