Na tarde desta quinta-feira, 21, no auditório do Palácio Araguaia, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) participou da 8ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), um fórum que congrega secretários e especialistas das secretarias de saúde dos 139 municípios que compõem o Estado do Tocantins.
A Semus teve como representantes equipe da regulação, da superintendência de média e alta complexidade e a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Mota.
A Comissão Intergestores Bipartite é uma instância de negociação e deliberação entre o gestor estadual e os gestores municipais, e de caráter deliberativo, que atua no contexto das operações do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Tocantins. Na reunião foram discutidos informes sobre atendimentos, pautas para pactuação e aprovação e outros assuntos relacionados à saúde estadual.
Segundo a secretária Anna Crystina, esse alinhamento é fundamental, não apenas para buscar aprimoramentos na assistência à saúde em Palmas, mas também para estabelecer uma conexão mais sólida com situação vivenciada na saúde dos outros municípios do Estado. Ela destaca que Palmas mantém acordos de cooperação com a maioria das cidades da região, tornando crucial o entendimento e a colaboração mútua.
Cosems
No período da manhã, também nesta quinta-feira, 21, o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) promoveu um encontro entre os representantes para discussão da autonomia das necessidades e realidades dos municípios do Tocantins, visando melhoria e aprimoramento do SUS.