Saúde lança campanha de incentivo a amamentação nesta segunda-feira, 03
A secretaria municipal da Saúde (Semus) lança a campanha “Amamentação em todos os momentos: mais carinho, saúde e proteção”, na próxima segunda-feira, 03, às 8h30, na Unidade de Saúde (USF) Novo Horizonte, localizada na Quadra 41, Rua 2, APM 07, ao la…
A secretaria municipal da Saúde (Semus) lança a campanha “Amamentação em todos os momentos: mais carinho, saúde e proteção”, na próxima segunda-feira, 03, às 8h30, na Unidade de Saúde (USF) Novo Horizonte, localizada na Quadra 41, Rua 2, APM 07, ao lado da quadra de esportes, no Jardim Aureny IV.
A campanha de incentivo ao aleitamento materno será desenvolvida nas 34 USFs da Capital e contará com palestras e orientações médicas e sociais sobre o tema, entre os dias 3 e 7 de agosto. “Amamentar é um ato de amor que traz inúmeros benefícios tanto para o bebê, quanto para a mãe, à medida que gera saúde, previne doenças e fortalece os laços afetivos como segurança, amor e afeto”, argumenta o secretário de Saúde, Samuel Bonilha. O secretário destaca ainda que os profissionais como nutricionistas, enfermeiros, odontólogos e assistentes sociais da Semus já foram capacitados para esse trabalho.
Banco de Leite
De acordo com Itamar Coelho da Mota, responsável pela Área Técnica Saúde da Criança, durante a vigência da campanha as USFs vão mobilizar as mães para doarem leite humano. A comunidade também será sensibilizada para a doação de recipientes de vidro com tampa de plástico (tipo café solúvel, maionese e equivalentes), para a armazenagem de leite, que serão encaminhados ao Banco de Leite Materno do Hospital Dona Regina. A USF que arrecadar mais vidros será premiada. “O banco de leite atende às crianças da UTI neonatal do hospital e está sempre precisando de doações”, assinala Itamar. Para mais informações e instruções sobre as doações basta ligar no Disque Amamentação, 0800-646 8283 ou 32187743.
Benefícios da Amamentação
Para a Criança: melhor saúde e desenvolvimento intelectual. Prevenção de doenças infecciosas, diarréias, otites, pneumonias e alergias. Toda criança deve ter amamentação materna exclusiva até os primeiros seis meses de vida e concomitante com outros alimentos até dois anos de idade.
Para a Mãe: prevenção de doenças como câncer de mama, anemia e diabetes. Perda de peso mais rápida, após a gestação.