30 maio 2023 às 08:00

Saúde promove capacitação para odontólogos sobre diagnóstico de hanseníase

Objetivo é fornecer conhecimentos específicos aos profissionais de odontologia para identificar pacientes com doença

Nesta terça-feira, 30, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), promoveu uma capacitação para os odontólogos da rede em parceria com a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). O objetivo principal dessa iniciativa, realizada no auditório da pasta, foi fornecer conhecimentos específicos aos profissionais de odontologia para identificar pacientes com hanseníase.

A dentista que atua na Unidade de Saúde da Família (USF) Mariazinha Rodrigues da Silva, situada em Buritirana, Rhaira Araújo, destacou que a atividade não apenas beneficia os dentistas recém-chegados à rede, mas também atualiza os profissionais experientes sobre a hanseníase. "Melhora a utilização das ferramentas do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalece o acolhimento aos usuários e ajuda na busca do tratamento adequado para os pacientes", ressaltou Rhaira.

De acordo com a coordenadora técnica da Hanseníase e Tuberculose, Marli Pimentel, a identificação de casos pode ser realizada por um dentista da rede. "Com a capacitação apropriada, o profissional pode identificar sintomas durante uma consulta de rotina e encaminhar adequadamente o caso", enfatizou Marli. 

A coordenadora ainda explica que essa capacitação tem o potencial de ampliar a detecção precoce e garantir um cuidado adequado para os pacientes com hanseníase, ressaltando a importância da colaboração entre os profissionais de saúde em diferentes áreas para combater essa doença.

 

Tags: