Saúde realizará mais uma etapa de treinamento sobre coleta e acondicionamento de exames RT-PCR em gestantes de Palmas
Desta vez, enfermeiros serão capacitados sobre as condutas de coleta para o exame da Covid-19
Para auxiliar profissionais da saúde que atuam diretamente no atendimento de pacientes acompanhadas pela rede pública durante o pré-natal, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vem realizando treinamentos sobre coleta e acondicionamento de amostras de exames SWAB RT-PCR, que detecta a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars-Cov-2). Nesta quinta-feira, 30, das 9 às 17h, no auditório da Semus, mais um grupo de enfermeiros será capacitado sobre as condutas que devem ser seguidas durante a realização do exame.
O treinamento será conduzido pela equipe de especialistas da gerência das Linhas de Cuidados na Atenção Primária de Palmas. No decorrer da capacitação serão repassadas instruções da conduta do profissional, no momento da coleta.
De acordo com o enfermeiro e gerente das Linhas de Cuidados na Atenção Primária da Semus, Ilton Batista, em casos de coleta mal realizada e acondicionamento inadequado de amostras, o índice de “perda de material” aumenta, comprometendo o acompanhamento dos casos reais e dificultando ainda mais as ações de controle e prevenção da doença. “A intenção é resguardar ainda mais as gestantes e puérperas contra o risco de infecção pelo novo vírus durante o pré-natal.”
Ilton explica que o exame consiste na retirada de células da orofaringe. O cadastro do paciente, atendido inicialmente na Unidade de Saúde, passa a compor um banco de dados do Ministério da Saúde, independente do resultado.
Conforme a equipe que estará à frente da capacitação, as orientações quanto a coleta de amostras por meio do Swab (uma espécie de cotonete de base flexível) que serão repassadas aos profissionais segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), preconizadas pelo Ministério da Saúde.
As estratégias de ensino buscam capacitar técnicos, enfermeiros, médicos, dentre outros profissionais, para garantir um pré-natal mais seguro e qualificado, reduzindo a mortalidade materna.