31 outubro 2013 às 12:00

Secretária da Educação e educadores avaliam como positiva missão à Coreia do Sul

O grupo visitou escolas, participou de palestras, conheceu um pouco sobre o sistema educacional coreano e as políticas voltadas para a Educação.

“Aprendemos muito. Percebemos claramente que o compromisso com a Educação está arraigado na cultura daquele país, vai desde a família até quem faz a limpeza das escolas, eles têm muito claro esse objetivo, a Educação lá é fator primordial para o crescimento e o desenvolvimento tanto individual quanto em nível de país.” Assim avaliou a Secretária Municipal da Educação, Berenice Barbosa, durante reunião realizada na tarde de quarta-feira, 30, com os 30 profissionais da rede municipal de ensino que viajaram para Coreia do Sul, como parte do Programa de Modernização da Gestão Escolar. Na ocasião, foi feita uma avaliação da missão e traçadas metas para a socialização dos conhecimentos com todos os servidores da rede.


Berenice relatou que durante a missão na Coreia o grupo visitou escolas, participou de palestras, conheceu um pouco sobre o sistema educacional coreano e as políticas voltadas para a Educação. Ela destacou os investimentos em Educação feitos pelo governo coreano. “Na Coreia, se priorizou a Educação por décadas, primeiro foi feito um investimento na educação primária, depois na secundária e depois no colegial. Quando o governo atingiu esses objetivos eles perceberam que havia a necessidade de profissionalizar as pessoas, porque o país havia desenvolvido, as máquinas haviam chegado, mas não tinham mão de obra qualificada, foi quando eles priorizaram a educação profissional superior”, disse.


“Hoje, a Coreia chegou num patamar muito grande de desenvolvimento, onde 80% da população coreana têm curso superior, mas, após atingir esse patamar, eles descobriram que precisavam trabalhar a Educação para a felicidade, pois viram que as pessoas se dedicavam à Educação e ao trabalho, mas não eram felizes. Então, hoje eles trabalham para implementar políticas públicas voltadas para a educação feliz”, acrescentou  Berenice.


A secretária ressaltou que, apesar de ser um país diferente, as experiências exitosas da Educação coreana podem ser usadas como modelo para repensarmos nossas políticas educacionais, mas enfatizou que para que isso aconteça a mudança tem que ser efetivada em nível de sistema. “Lá, desde a escola até o ministério da Educação, todos têm muito claro o que querem, qual objetivo querem alcançar, e nós precisamos disso aqui. Para o povo coreano o compromisso, a responsabilidade com a educação e os valores educacionais estão acima de tudo, mas, por outro lado, percebe-se que eles não têm vida social, entretenimento, eles vivem do trabalho para escola, da escola para o trabalho.

 

O Programa

O Programa de Modernização da Gestão Escolar é promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da Escola de Gestão Pública Municipal (EGP), e tem como objetivo preparar os profissionais da educação básica, aperfeiçoando-os para o desempenho efetivo de liderança, desenvolvendo neles os saberes essenciais para uma gestão de excelência nas escolas da rede pública de Palmas. O curso, previsto para ser encerrado no primeiro semestre de 2014, possui uma carga horária de 350 horas a serem cumpridas em Palmas e 50 horas em países da Ásia e Europa.


Os selecionados foram divididos em três grupos de 30 e cada equipe irá para um país participar do intercâmbio. Quatro nações fazem parte do programa: Coreia do Sul, Cingapura, Finlândia e Itália. Os profissionais passarão uma semana no exterior com aulas de 10 horas diárias ministradas em inglês, com tradução simultânea para o português.


Comissão 

Durante a reunião foi criada uma comissão que irá elaborar um material visual que servirá de base para a apresentação e socialização das experiências vivenciadas pelos educadores durante o curso na Coreia com todos os profissionais e comunidades escolares das unidades educacionais.


Além disso, a Secretária orientou os profissionais sobre como proceder com relação à prestação de contas da viagem. Ficou definido também que todos os educadores deverão elaborar um relatório descritivo sobre as atividades vivenciadas durante o curso realizado na Myongji College.