
Secretária de Desenvolvimento Econômico conhece Programa Bairro Empreendedor em Maringá-PR
Em viagem de intercâmbio na companhia
da equipe do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/TO),
a secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Cleide Brandão,
esteve em Maringá-PR, entre os dias 25 e 27 de agosto, a fim de conhecer
o Programa Bairro
Empreendedor.
Em busca de conhecer soluções simples
e criativas a viagem servirá como fio condutor de ações que deverão ser
replicadas, ou no mínimo, servirem de exemplo para as ações da Secretaria de
Desenvolvimento Econômico e Emprego, junto aos micros e pequenos empresários e
aos micros empreendedores individuais do Município.
De acordo com o gerente regional
do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, “o Bairro Empreendedor surgiu para
promover o desenvolvimento e fomentar o empreendedorismo, agregando
conhecimento aos participantes para que sua empresa seja mais competitiva e
gere mais renda para os bairros, estimulando a compra local sem que o cliente
se desloque para o centro da cidade”.
A visita foi motivada pelo desejo da
secretária em solidificar as ações que vem sendo desenvolvidas em Palmas pela
Sedem a exemplo da Semana do Empreendedor que visam, sobretudo, dar maior
celeridade aos processos de validação de novos empreendimentos ligados à
microeconomia.
Para Cleide Brandão, a viagem foi
oportuna para conhecer um programa que está dando certo. “O programa é muito
bom, por isso pretendemos adaptá-lo a nossa realidade. Como já temos
atendimento aos MEIs na Semana do Empreendedor, iremos formatar um projeto que
amplie nosso público, atendendo os pequenos e médios empresários de cada setor
da Capital”, concluiu.
Uma reunião com o Sebrae será
realizada na próxima semana para compilar as informações e concluir a versão
final do projeto para Palmas.
Sobre o programa
Em Maringá, o projeto que já foi
realizado na região Sul e Noroeste da cidade, tem por
objetivo capacitar empresários, gerentes e funcionários de empresas
formais e informais para aumentar as vendas, melhorar o atendimento, estimular
o empreendedorismo e, principalmente, melhorar a gestão e os resultados da
empresa. Para isso estão programadas 2,4 mil horas de consultoria nas empresas
e 500 horas de aula em sala.