Menu
Redes sociais

Secretaria de Desenvolvimento Rural espera colher seis toneladas de arroz em sua Unidade de Produção

O plantio do começou em janeiro deste ano, ocupando uma área de 1,2 hectare

Secretaria de Desenvolvimento Rural espera colher seis toneladas de arroz em sua Unidade de Produção

Data da publicação: 02/03/2021


 

Até o final do mês de abril, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) espera colher cerca de seis toneladas de arroz de sua Unidade de Produção na Fazendinha do Calor Humano, localizada no Centro Agrotecnológico de Palmas (Agrotins). O plantio do começou em janeiro deste ano, ocupando uma área de 1,2 hectare.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, explica que a Fazendinha do Calor Humano serve como local de pesquisa para fazer validações das sementes e que no local também é feito o plantio de mandioca, banana, milho verde, além da criação de peixes nativos do cerrado e da região amazônica.

Pesquisa e parceria

Na Unidade de Produção está empregada a variedade de arroz BRS A501 CL, lançada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e parceiros. Após validação a variedade dever ser sugerida aos produtores locais.

De acordo com o secretário executivo da Seder, Wilton Bezerra, durante a validação na Unidade Técnica é analisado o tipo de grão, cor, transparência, peso, rendimento de cozimento. “O projeto, além de ter uma função social importante, agrega tecnologia embarcada de melhorias nos carboidratos, nas lisinas, elementos que melhoram a alimentação.”

O plantio do arroz ocorre em parceria com a Embrapa, Secretaria de Agricultura do Estado (Seagro), e com a Fundação Unitins - Agro.