27 maio 2011 às 16:15

Secretaria de Desenvolvimento Social beneficia Idosos com Cartão Intermunicipal

A Secretaria do Desenvolvimento Social, (SEDES) em parceria com a Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (SETAS), realizou na manhã desta sexta-feira, 27, de maio, a entrega do “Cartão Intermunicipal do Idoso”, que beneficiará os idosos cadastrados, através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

 

Na manha desta sexta-feira, muitos idosos aguardavam ansiosos pela entrega dos Cartões Intermunicipal. Ao todo, 115 cartões foram entregues, garantindo a gratuidade no transporte intermunicipal para idosos, com idade igual ou superior a 60 anos, e com renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos.

 

Dona Evita Moreira Carneiro, 74 anos, ressalta que o cartão chegou num momento oportuno, pois a cada 15 dias precisa viajar para fazer o tratamento de saúde. “O cartão chegou em boa hora,  tenho problema sério de reumatismo e preciso sempre estar viajando para fazer exames do tratamento. Os remédios não são baratos e economizar nas passagens já ajuda muito no orçamento”.  Explicou Dona Evita.

 

A Diretora de Proteção Básica, Luiza de Sousa e Silva, destacou que em Palmas já foram entregues mais de 1.800 Cartões Intermunicipal do Idoso. “Estamos trabalhando muito para que nossos idosos tenham seus direitos respeitados. Em Palmas já foram entregues mais de 1.800 cartões intermunicipal para as pessoas idosas e a partir do dia, 1º, de junho estaremos realizando novas entregas do Cartão Intermunicipal do idoso, nos CRAS da 1.206 Sul a partir das  8h30 e na 406 norte às 16h.” Frisou a Diretora Luiza  

 

 As empresas de transportes devem reservar duas vagas gratuitas nos veículos com mais de 20 lugares e uma vaga em veículos de até 20 lugares. Se as vagas gratuitas já estiverem preenchidas, as empresas são obrigadas a dar 50% de desconto nos acentos vagos aos portadores do Cartão do Idoso que desejam viajar. Caso a lei não seja cumprida, os idosos devem denunciar a situação à ATR – Agência Tocantinense de Regulação e Fiscalização, pelo telefone 0800 646 23 43.