30/10/2013 às 17h53

Prefeitura e entidades do Distrito debatem a viabilidade do projeto Rota Ecoturística Abraço ao Taquaruçu

imageNone

None

Fotógrafo: Valério Zelaya

Fechar

Daianni Parreira

“Rota Ecoturística Abraço ao Taquaruçu” é o título que define o projeto apresentado por entidades instaladas na região do entorno do Ribeirão Taquaruçu ao presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Cristiano Rodrigues e o secretário Interino de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Evercino Moura Júnior, em reunião na tarde desta terça-feira, 29, na sede da Secretaria de Meio Ambiente.  O projeto propõe a gestão coordenada, integrada e descentralizada de política pública para diversificar, ampliar e estruturar a oferta ecoturística da região.

 

A Rota Ecoturística Abraço ao Taquaruçu integra um percurso aproximado de 65 km de extensão e surge da necessidade de planejamento da atividade turística na região. O projeto pretende analisar a contribuição do “Abraço ao Taquaruçu” como uma das formas mais importantes para o desenvolvimento turístico e social da região e dos Ribeirões Taquaruçu Grande e Taquaruçuzinho, que permeiam a Rota, ressaltando a preocupação da preservação ambiental, e o desenvolvimento sustentável da região.

 

Na oportunidade, o presidente da Agtur reiterou a necessidade do envolvimento entre comunidade e poder público para o desenvolvimento efetivo do projeto. Com relação à elaboração do projeto, Rodrigues ressaltou que esteve reunido com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/TO), no qual sinalizaram positivamente para auxiliar na estruturação do projeto.

 

Já o secretário interino de Meio Ambiente parabenizou a iniciativa das entidades e destacou a importância do desenvolvimento da rota com sustentabilidade. “Precisamos trazer as políticas ambientais para adequarmos o projeto às normas pertinentes. O trabalho em conjunto com a área do turismo, cultura, infraestrutura, e meio ambiente é imprescindível e nós colocamos a secretaria à disposição”, disse Evercino.

 

A representante do Movimento Proteção do Taquaruçu Grande – Água Doce, Noeli Maria, enfatizou o desenvolvimento integrado e sustentável do córrego do Taquaruçu Grande. “A principal justificativa do Abraço ao Taquaruçu é a proteção da nascente e afluentes do córrego, pois o santuário é nosso”, frisou.

 

A reunião contou também com a presença do representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Sebastião Luiz Brito e do padre Aderson, da Paróquia Bom Jesus de Taquaruçu, que fez questão de ressaltar a parceria da igreja. “A gente vai somar forças para desenvolver esse projeto, pois nós temos a obrigação de proteger o ribeirão, porque a água é a fonte da vida”, justificou.

 

Sobre a Rota

 

Diego Britto, um dos idealizadores do movimento e representante da Casa do Artesão de Taquaruçu explicou que o trajeto já é bastante conhecido pelos praticantes de esportes radicais como jipe, mountain bike, trekking, rapel, parapente, e possui uma infinidade de atrativos exuberantes como cachoeiras, trilhas, ribeirões, piscinas naturais, cavernas e cânions espetaculares além de belíssimas inscrições rupestres.

 

 

Britto conta ainda que no percurso, são encontradas árvores e plantas medicinais, que formam parte do conhecimento popular junto com a história dos homens e mulheres que povoaram essa região antes que o Tocantins se tornasse uma realidade. “O roteiro deve incluir o bate-papo dos próprios protagonistas, das pessoas idosas que contam histórias sobre o que aconteceu nas suas vidas”, lembrou.

 

“O ecoturismo, ou turismo sustentável, representa uma forma eficaz e sustentável de acesso à natureza, além de incentivar a preservação e recuperação do patrimônio cultural e ambiental da região, através do mapeamento de toda a Rota, a fim de promover o desenvolvimento sustentável dessa região”, concluiu.

 

Instituições: Movimento de Proteção ao Taquaruçu Grande - Água Viva; Coletivo Cultural Viva Taquaruçu; Associação das Mulheres Feirantes de Taquaruçu (AMFETAQ); Casa do Artesão de Taquaruçu; Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente de Taquaruçu – Canto das Artes; Instituto Semeartes /Ponto de Cultura Casa de Caboclo; Rota da Iguana Ecoturismo e Aventura e Paróquia Bom Jesus.

outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES