14/05/2019 às 18h04

Agtur realiza reunião preparatória para instalação do Conselho Municipal de Turismo

imageSegundo o James Possap, técnico da diretoria de estruturação turística da Agtur, as tratativas para a criação do Comtur já estão bastante avançadas, e o próximo passo para criação do conselho será a posse dos conselheiros

Segundo o James Possap, técnico da diretoria de estruturação turística da Agtur, as tratativas para a criação do Comtur já estão bastante avançadas, e o próximo passo para criação do conselho será a posse dos conselheiros

Fotógrafo: Divulgação Agtur

Fechar

Malena Mota

Com o objetivo de dar continuidade ao desenvolvimento do turismo na Capital, a equipe técnica da Agência de Turismo (Agtur) e demais entidades afins do segmento do turismo se reuniram para a instalação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O encontro aconteceu na sala de reuniões da Agtur, no Centro de Convenções Arnauld Rodrigues, na tarde dessa terça-feira, 14. 

 

O Comtur trata-se de um colegiado de entidades representativas da comunidade e do setor público, e tem como responsabilidade assessorar na definição e implementação das políticas municipais de turismo. Com os objetivos de coordenar, incentivar, promover e executar ações pertinentes ao desenvolvimento do turismo, além de estudar e propor à administração municipal medidas de difusão e amparo ao turismo, em colaboração com órgãos e entidades oficiais, ele também pode sugerir e orientar à administração municipal em ações relacionadas ao desenvolvimento e à preservação dos pontos turísticos.

 

É também objetivo do Comtur, promover campanhas para incrementar o turismo no município, além de agregar o maior número de entidades de cada segmento para trabalharem em conjunto na divulgação e promoção do turismo, ele pode também captar recursos para os projetos e ações das atividades turísticas, e contribuir com o assessorando a administração municipal no planejamento do turismo e acompanhar a execução das propostas. O conselho pode também desenvolver ações e campanhas de conscientização turística para a população em geral, e resguardar a continuidade das políticas adotadas independentemente da troca de gestores.

 

O presidente da Agtur, Eudes Assis, ressalta a importância de criação do conselho para o desenvolvimento dos projetos turísticos da Capital, destacando que Palmas hoje ocupa a classificação “A”, no Mapa do Turismo Brasileiro, e que o conselho é parte fundamental para manter a Capital nesse patamar. “Na Capital contamos com uma estrutura belíssima, com uma rede hoteleira preparada para receber nossos turistas, e em breve, entregaremos um roteiro pronto do Destino Taquaruçu, e para continuarmos nossos projetos de desenvolvimento do turismo na Capital, temos que nos manter na classificação “A”, o que possibilitará futuros projetos em parceria com o Mtur”, enfatizou o gestor.

 

Segundo o James Possap, técnico da diretoria de estruturação turística da Agtur, as tratativas para a criação do Comtur já estão bastante avançadas, e o próximo passo para criação do conselho será a posse dos conselheiros, que são 19 membros efetivos, e 19 membros suplentes.

 

Mapa do Turismo Brasileiro

 

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído pela Portaria MTur nº 313, de 3 de dezembro de 2013 e suas atualizações, no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério. É um instrumento de ordenamento e auxilia tanto o Governo Federal, quanto os Estados no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo.

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES