20/05/2019 às 12h33

Turismo de Negócio tem sido destaque na Capital ao completar 30 anos de existência

imageA Capital conta hoje com 52 hotéis para atendimento da demanda turística

A Capital conta hoje com 52 hotéis para atendimento da demanda turística

Fotógrafo: Valério Zelaya

Fechar
image O distrito de Taquaruçu, que fica a cerca de 30 quilômetros de Palmas, vem se destacando no ecoturismo e turismo de aventura

O distrito de Taquaruçu, que fica a cerca de 30 quilômetros de Palmas, vem se destacando no ecoturismo e turismo de aventura

Fotógrafo: Arquivo

Fechar
image “Além, de termos uma Capital belíssima em riquezas naturais, sabemos que nossa principal vocação é o turismo de eventos e negócios", Eudes Assis, presidente da Agtur

“Além, de termos uma Capital belíssima em riquezas naturais, sabemos que nossa principal vocação é o turismo de eventos e negócios", Eudes Assis, presidente da Agtur

Fotógrafo: Arquivo Secom

Fechar

Malena Mota


turismo vem se consolidando como uma das molas propulsoras do desenvolvimento econômico da Capital. E, no segmento destaca-se o turismo de eventos e negócios, que está em expansão e fomenta o turismo de lazer. O reflexo deste setor se expande para todo o trade, ajudando a fortalecer a economia local, a exemplo do que acontece com a rede hoteleira, que tem conseguido aumentar a ocupação de seus leitos durante todo o ano.

 



A Capital conta hoje com 52 hotéis para atendimento da demanda turística, com mais de 5 mil leitos e outros dois grandes hotéis, de duas grandes multinacionais estão previstos para serem inaugurados ainda neste ano de 2019.  Este ciclo de crescimento é uma das metas do Município de Palmas que tem buscado incentivar essa, que já é a vocação da cidade.

 


Para o fomento do turismo de negócios e eventos, a Prefeitura tem realizado e apoiado eventos em feriados e períodos que tradicionalmente há pouca demanda por hospedagens, melhorando consideravelmente a ocupação hoteleira na Capital, bem como o crescimento da demanda a todo o trade turístico. “O turismo de negócios e os grandes eventos realizados pela Prefeitura são um dos responsáveis por atrair estes novos empreendimentos”, afirma o presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Eudes Assis.

 



Eventos e negócios



“Além, de termos uma Capital belíssima em riquezas naturais, sabemos que nossa principal vocação é o turismo de eventos e negócios. E, para ampliar esse mercado, estamos com o Centro de Convenções Arnaud Rodrigues em pleno funcionamento, com o maior auditório da cidade, um deles com capacidade para 630 lugares, e o outro 414 lugares; uma grande praça que abriga feiras, exposições, apresentações artísticas nacionais e internacionais, formaturas e eventos empresariais”, ressalta o presidente da Agtur, Eudes Assis.

 


Assis complementa que tem procurado trazer os grandes eventos, principalmente em períodos em que a ocupação da rede hoteleira é baixa, a exemplo do Festival Gastronômico de Taquaruçu, Natal Cidade Encantada, Palmas Capital da Fé. “Com este trabalho conseguimos reverter o fluxo de pessoas que saiam da cidade nos feriados. Hoje acontece o contrário, as pessoas tem trazido seus parentes para conhecer Palmas, assim além dos palmenses permanecerem na cidade, ainda trazem seus amigos e familiares para cá, isso contribui muito para o turismo, e geração de emprego e renda da Cidade”, enfatizou o gestor.

 


Além dos grandes eventos que a Prefeitura realiza a Agtur também trabalha na captação de grandes eventos nacionais e internacionais, como a tradicional Palmas Shoes, uma das maiores feiras do ramo de calçados, roupa e banho, que acontecerá em agosto, e agrega um público de diversos estados do Brasil. Outro importante evento para o mês de setembro serão os Jogos Escolares da Juventude (JEJs), e está previsto para ocupar diretamente, entre atletas e comissão técnica cerca de 1,8 mil leitos. No mesmo mês a Capital vai sediar o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), que espera um público de 5 mil pessoas.

 


Também ja está confirmado o XVI Fórum Internacional de Administração (FIA), que estima um público de mais de 2 mil pessoas. “A prefeita Cinthia Ribeiro tem se empenhado pessoalmente na captação desses eventos, e não tem medidos esforços, capitaneando um trabalho conjunto de todas as pastas do município, para fomentar o setor”, disse Assis.

 


Marcos Vinicius, gerente de um dos hotéis que está na lista de possíveis contratados pelo COB, ressalta a importância do evento tanto para cidade, como para os hotéis da cidade. “É imprescindível para que a classe sobreviva, e Palmas, como Capital do Estado, precisa de eventos desse porte, e assim, todos nós temos a ganhar, estão de parabéns a Agtur e Prefeita Cinthia por não ter medido esforços para trazer o evento para a cidade. Esperamos um grande evento, e que nós possamos mostra para o Brasil o que Palmas tem de bonito, nossa cultura e nosso bom atendimento”, ressaltou o gerente.

 


E, não é só uma nova rede hoteleira que a cidade possui para receber os turistas, a Capital também dispõe de uma série de equipamentos turísticos para que estes visitantes possam estender suas viagens, proporcionando geração de renda aos comerciantes locais. São opções que vão do turismo de aventura ao turismo de contemplação, além de uma rica gastronomia, que pode ser conferida nas grandes feiras cobertas da Capital, distribuídas estrategicamente por toda a cidade.

 



No centro da Capital, encontra-se o Lago de Palmas com fácil acesso, que hoje desponta como um importante cenário para a prática de atividades náuticas e principalmente para a pesca esportiva no Brasil, além de proporcionar aos visitantes belas praias artificiais, que podem ser visitadas o ano inteiro.

 



#DestinoTaquaruçu

 

 

O distrito de Taquaruçu, que fica a cerca de 30 quilômetros de Palmas, vem se destacando no ecoturismo e turismo de aventura, além de proporcionar aos visitantes confortáveis pousadas, onde é possível conhecer cachoeiras, trilhas ecológicas, fazendas restaurantes. Com o Projeto de Estruturação Turísticarealizado em parceria com o Sebrae-TO, que está em fase de conclusão do seu roteiro turístico foi desenvolvida a marca Destino Taquaruçu, que representará o Projeto, sendo incluída na comunicação visual dos empreendimentos de roteiros e produtos comercializados no Distrito. A identidade visual inclui um logotipo com cores e fontes.

 


A marca foi criada em alusão aos frutos, a receptividade dos moradores, o sol, as cachoeiras e a valorização do meio ambiente. No Distrito além do clima serrano e bucólico, os visitantes podem aproveitar as cachoeiras para se vexercitar, fazer rapel com segurança, dentre outras atividades. É, literalmente, um banho de lavar a alma.

 


A tirolesa Voo do Pontal é também um espetáculo à parte, fazendo um percurso que sobrevoa o Vale dos Buritis, na região Sumidouro, percorrendo o total de 1300 metros. Segundo os responsáveis pelo atrativo, é considerada uma das cinco maiores tirolesas do País, e toda estrutura obedece às exigências de segurança em cabos duplos.

 


A gastronomia também é considerada um atrativo à parte. É possível encontrar vários restaurantes, com uma decoração rústica e aconchegante. Além disso, oferecem um cardápio com comida caseira,  pratos típicos, como a galinha caipira, pirão, entre outros.

 


Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu

 


O projeto é uma parceria entre o Sebrae Tocantins, Sebrae Nacional e a Prefeitura de Palmas, por meio da Agtur. A parceria teve início em 2014 com o objetivo de trabalhar a estruturação de atividades relacionadas ao turismo nos territórios de Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Nesse período, cerca de 70 pequenos empresários receberam capacitações, consultorias empresariais, missões tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais. Conforme o Diagnóstico Turístico do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, 80% dos negócios são voltados ao segmento da alimentação e 66% aos serviços de apoio ao turista.  Entre os 19 negócios relacionados a atividades turísticas com atrativos, dez possuem cachoeiras.

 



Festival Gastronômico



No Distrito de Taquaruçu também acontece no mês de setembro o tradicional Festival Gastronômico, que este ano chega a sua 13ª edição. O festival consiste em valorizar os ingredientes da culinária regional e a criatividade na elaboração dos pratos, que disputam entre si, os melhores pratos do festival, e também são disponibilizados para comercialização durante o evento. E, neste ano ganha mais uma categoria de “Restaurantes e Empreendimentos do Distrito de Taquaruçu”. O presidente da Agtur, Eudes Assis, destaca que a inclusão desta categoria este ano foi pensada para consolidar o Destino Turísticode Taquaruçu, como também uma rota gastronômica. “A cada ano o Festival vem crescendo, mas quando o evento acaba não temos referências de onde encontrar os pratos participantes, dessa forma, vamos levar os turistas até os estabelecimentos, consolidando uma rota gastronômica, e deixando um legado para o destino”, finalizou o gestor.

 

outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES