10/10/2019 às 17h59

Agtur recebe consultor que participará da elaboração do ‘Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo de Palmas’

image O Plano norteará as ações do setor nos próximos 10 anos

O Plano norteará as ações do setor nos próximos 10 anos

Fotógrafo: Agtur

Fechar

Malena Mota


Com impulso inicial para a construção do ‘Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo’, na ‘1ª Oficina Participativa de Elaboração dos Planos de Turismo’, que aconteceu no mês de setembro, o presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), recebeu para entrevista na tarde dessa quinta-feira, 10, o consultor da empresa Lumini Soluções em Turismo (consultoria contratada), João Lino. O encontro aconteceu na sede da Agtur, no Centro de Convenções Arnould Rodrigues.


O Plano norteará as ações do setor nos próximos 10 anos. Esta é a segunda etapa da construção do documento, que deverá ser elaborado de forma participativa com os atores da cadeia de turismo de Palmas, devendo ser validado pelo Conselho Municipal de Turismo.


Neste processo de planejamento ocorre uma série de entrevistas com agentes públicos e representantes do trade turístico da Capital, setor público, iniciativa privada e terceiro setor, havendo um equilíbrio entre as forças envolvidas na atividade turística, a fim de elaborar o documento técnico e eficiente.


Segundo o consultor, João Lino, que também faz parte da Diretoria da Rede de Trilhas de Longa Distância, em suas avaliações preliminares, a Capital já aponta um grande potencial para entrar no circuito nacional de trilhas. “Palmas, pelo que já avaliei, é um destino muito completo, com atrativos naturais e praias, além de estar no centro do Brasil, e tem recebido muitos eventos”, disse o consultor.


O presidente da Agtur, Eudes Assis, ressaltou o trabalho realizado na cidade, principalmente na área do turismo, vem sendo bem avaliado. “Nós estamos trabalhando pensando no futuro da cidade, buscando o seu potencial turístico, principalmente sem interferência política, como vem acontecendo no Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, que está sendo um sucesso. Queremos que o Plano Turístico venha a consagrar tudo isso, e a cidade possa se desenvolver cada vez mais nos próximos dez anos”, finalizou o gestor.


O Plano Turístico


O Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo, elaborado pelo Sebrae Tocantins e a Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), dentro do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, é um instrumento de planejamento que tem o objetivo de orientar o crescimento do setor no Município, estabelecendo as bases para a definição de ações, as prioridades e a tomada de decisão. É um documento técnico de gestão, coordenação e condução das decisões da política turística e de apoio ao setor privado, de modo a direcionar os investimentos e melhorar a capacidade empresarial e o acesso ao mercado.


Além do planejamento participativo, os demais princípios metodológicos que norteiam o trabalho são: planejamento estratégico voltado ao mercado turístico; desenvolvimento sustentável e planejamento integrado.

 

 



Edição e postagem: Lorena Karlla 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES