07/11/2019 às 16h00

Empreendedores do Destino Taquaruçu realizam visita técnica na Secretaria de Turismo de Gramado - RS

imageo presidente da Agtur, Eudes de Assis, que também é vice-presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes dos Destinos Indutores do Turismo (Anseditur)

o presidente da Agtur, Eudes de Assis, que também é vice-presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes dos Destinos Indutores do Turismo (Anseditur)

Fotógrafo: Agtur

Fechar
imageDurante a visita, foram discutidos os temas ‘governança turística’, ‘roteiros criativos’, ‘fundo municipal’, ‘plataforma digital’ e ‘oferta turísticas dos destinos’

Durante a visita, foram discutidos os temas ‘governança turística’, ‘roteiros criativos’, ‘fundo municipal’, ‘plataforma digital’ e ‘oferta turísticas dos destinos’

Fotógrafo: Agtur

Fechar

Malena Mota


Com o objetivo de trocar experiências e divulgar Palmas e o Destino Taquaruçu, empreendedores atendidos pelo Projeto de Estruturação Turística do Destino Taquaruçu, técnicos da Agência Municipal de Turismo (Agtur) e do Sebrae Tocantins participam na manhã dessa quinta-feira, 7, de uma visita técnica a Secretaria de Turismo de Gramado - RS, um dos destinos mais visitados do País.


Durante a visita, foram discutidos os temas ‘governança turística’, ‘roteiros criativos’, ‘fundo municipal’, ‘plataforma digital’ e ‘oferta turísticas dos destinos’. “Essa troca de experiência é muito produtiva não apenas para o Destino Taquaruçu, mas também para toda a Capital, pois Gramado é um dos destinos turísticos mais desenvolvidos do País, e todos nós aqui só temos que aprender para melhorar ainda mais o turismo em Palmas”, ressaltou o presidente da Agtur, Eudes Assis.


Para a empreendedora de Taquaruçu Grande, a experiência na visita foi bastante enriquecedora para aplicar no seu empreendimento. “Acredito que cada um vai sair daqui com uma bagagem e tanto conhecimentos para serem colocados em prática nos seus negócios”. Já Michele Lelis, diz que a experiência está sendo incrível, ressaltando que a marcou a fala do secretário de Turismo de Gramado, onde diz que o envolvimento da comunidade é fundamental para o desenvolvimento do destino. “Turismo começa de dentro para fora sempre, pois primeiro temos que envolver a comunidade, para depois fazer a parte do receptivo, e trabalhar o destino como um todo”, disse.

 

Dirigentes de Destinos Indutores do Turismo

 

Na ocasião, o presidente da Agtur, Eudes de Assis, que também é vice-presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes dos Destinos Indutores do Turismo (Anseditur), participou da assembleia ordinária da entidade, que contou com a presença do secretário Nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo (Mtur), Bob Santos, o presidente da Anseditur, Jair Galvão e o secretário de Turismo de Gramado, José Carlos Ramos. Na pauta: apresentação do Mtur, cases dos destinos associados, apresentação do Plano de Marketing da entidade, prestação de contas, apresentação de novos associados e agenda para 2020.


Na sua fala de abertura o presidente da Anseditur, Jair Galvão falou da importância de ter um representante do Mtur na assembleia da instituição, ressaltando a proximidade com o Mtur. “Nossos objetivos é representar os municípios junto ao Mtur, buscando interlocução com as políticas estaduais e federais”, disse.


Já o secretário Nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo (Mtur), Bob Santos, apresentou primeiramente como funciona o Mtur, e suas subdivisões, seus pilares, principais programas, estruturação, como são concedidos os projetos de infraestrutura turística, Programa Investe Turismo, Selo + Turismo, entre outras.


Para Eudes Assis, ser membro da Anseditur é importante pois, a entidade é um elo importante entre os municípios e o Mtur. “Além dessa ponte que a Anseditur faz ente municípios e Mtur, ela permite a troca de informações, e de experiências, o que nos ajuda muito no dia a dia do nosso trabalho, além de dar um grande suporte nas tratativas junto ao Governo Federal”, finalizou o gestor.


Caravana Tocantinense


A caravana tocantinense é composta por 47 pessoas, projetos turísticos atendidos pelo Sebrae Tocantins, dentre eles estão inclusos 10 empreendedores do Destino Taquaruçu que vão a 31ª Festuris, desta forma as agências de viagens/receptivos terão a responsabilidade de apoiar na divulgação e promoção do Destino Tocantins, como por exemplo, a rota Palmas/Jalapão e Taquaruçu, uma vez que a Capital foi beneficiada pelo programa Investe Turismo Nacional.

 

Na caravana também está o presidente da Agtur e o gerente de Estruturação Turística, Willian Brito.

 

Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu

 

O projeto é uma parceria entre o Sebrae Tocantins, Sebrae Nacional e a Prefeitura de Palmas, por meio da Agtur. A parceria teve início em 2014 com o objetivo de trabalhar a estruturação de atividades relacionadas ao turismo em Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Nesse período, cerca de 70 pequenos empresários receberam capacitações, consultorias empresariais, missões tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais.


Conforme o Diagnóstico Turístico do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, 80% dos negócios são voltados ao segmento da alimentação e 66% aos serviços de apoio ao turista.  Entre os 19 negócios relacionados a atividades turísticas com atrativos, 10 possuem cachoeiras.

 

 

Edição: Lorena Karlla 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES