07/02/2013 às 18h06

Turismo também é opção durante período de Carnaval em Palmas

Inez Freitas

Este ano programação de Carnaval de Palmas foi planejada com o intuito de atender a moradores e turistas, para que, além de se divertirem à noite ao som de bandas nacionais e locais, pudessem visitar alguns dos principais pontos turísticos do Município e, ainda tivesse oportunidade de degustar a comida típica da região, como peixes, mandioca frita, feijão tropeiro, galinha caipira, dentre outras iguarias.

Os pontos turísticos mais expressivos estão espalhados por todo Plano Diretor de Palmas e pelos pólos ecoturísticos de Taquaruçu e Serra do Lajeado. Dentro da região metropolitana é possível observar uma cidade que acumula urbanismo e bens naturais, cercada por serras, ideal para quem busca qualidade de vida.

Para os turistas há pontos que valem a pena ser visitados como Palácio Araguaia, Praça dos Girassóis, Memorial Coluna Prestes, Palacinho, Parque Cesamar, Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, Espaço Popular Mario Bezerra Cavalcante - Feira da 304 Sul, Avenida Palmas Brasil, dentre outros.

A cidade de Palmas conta ainda com praias para quem deseja descansar, desfrutar do sol e se refrescar nas águas do lago formado pela Usina de Lajeado. As opções são as praias das Arnos, Graciosa, do Prata, dentre outras, que possuem restaurantes com ampla área para refeições, áreas de lazer para prática de esportes, estacionamentos e banheiros. Todos esses equipamentos estão à disposição, durante todo ano.

E para quem gosta de aventura, Palmas oferece aos visitantes experiências inesquecíveis, com o roteiro de Taquaruçu, onde estão catalogados mais de 80 atrativos naturais, se destacando a Cachoeira de Taquaruçu, Cachoeira da Roncadeira, Cachoeira do Evilson, Vale do Vai Quem Quer, Cachoeira da Sambaiba, entre outros. E por fim, a Serra do Lajeado, propícia para prática do turismo de aventura e de esportes radicais.

Conheça alguns dos principais pontos turísticos de Palmas

Taquaruçu

O Distrito, que fica a 32 quilômetros do centro da Capital, conta com mais de 80 cachoeiras e está num vale de paisagens exuberantes. O clima é ameno, a cultura local e o artesanato são riquíssimos e para se chegar lá há estradas pavimentadas. Nos finais de semana o pequeno povoado recebe centenas de visitantes a procura de cachoeiras, trilhas ou simplesmente curtir um clima agradável do local.

Acesso: Pela TO 080, saindo de Taquaralto.

Cachoeira do Taquaruçu

O Córrego Taquaruçu forma uma bela cascata de águas refrescantes, cercado por uma rica vegetação. O local possui restaurante, banheiro, área de camping e estacionamento.

Localização: Fazenda Juarez Maia

Acesso: TO 030, saindo de Taquaralto no KM 11. O atrativo fica a margem esquerda da rodovia.

Tirolesa Vôo do Pontal

Com 1300m de descida a 155m de altura, o vôo pode durar até 1 minuto tendo como cenário o Vale do Sumidouro em Taquaruçu.

A Pousada Pontal do Meio é a base da Tirolesa e também é opção para quem quer descansar e curtir a paisagem do Vale do Sumidouro.

Para agendar estadia, os interessados podem ligar no (63) 92184610.

Cachoeira do Evilson

Forma uma grande piscina natural de água fria e cristalina. Com aproximadamente 80 metros de comprimento e três metros de profundidade. Em alguns lugares o fundo é visível a olho nu. De grande beleza cênica conta com um paredão de 50 metros de altura coberto de samambaia. O local é propício para prática de esportes como rapel, caminhadas e banhos.

Localização: Fazenda Machado

Acesso: Saindo de Taquaruçu no sentido de Aparecida do Rio Negro. Depois segue-se até a fazenda Machado.

Cachoeira do Rapel

Queda d’ água forma uma piscina natural de 15 metros de largura com 20 metros de comprimento e dois metros de profundidade. Além da prática do rapel, há uma área considerável para acampamentos.

Localização: Fazenda Encantada

Acesso: Saindo de Taquaruçu, sentido Buritirana, até a entrada da Fazenda Encantada, num percurso de quatro quilômetros. Depois pega-se uma estrada não pavimentada de seis quilômetros, à esquerda até a sede da fazenda.

Cachoeira da Roncadeira

Com uma altura de 70 metros, as águas da Roncadeira caem como véu de noiva, compondo um conjunto paisagístico impressionante. Na base, um lago de águas frias e cristalinas, com profundidade de quatro metros, cercado de grandes blocos de pedras. Ideal para caminhadas e rapel.

Localização: Perímetro urbano, parque do Roncador

Acesso: A partir de Taquaruçu no sentido Buritirana até um estacionamento na subida da serra.

Vale do Vai Quem Quer

Todo o conjunto paisagístico do Ribeirão São José é mais uma paisagem surpreendente do Vale do Vai Quem Quer. Com a nascente na Serra do Lajeado e curso d’ água de aproximadamente 25 quilômetros. Em apenas cinco quilômetros de sua extensão apresenta boas condições para banhos e uma sequência de 12 saltos formando 12 piscinas naturais de águas cristalinas, que variam de um a quatro metros de profundidade. Caminhada tranqüila pode ser feita dentro do próprio ribeirão.

Localização: Fazenda Vai Quem Quer

Acesso: a partir de Taquaralto, rumo a Taquaruçu, segue-se por uma estrada vicinal. Virar a direita em frente do cemitério de Taquaruçu.

Cachoeira do Sambaíba

Cachoeira, com 45 metros de água cristalina. O lago que forma é de tamanho considerável, com três metros de profundidade. Forma saltos até se encontrar com Ribeirão Taquaruçu.

Acesso: A partir de Taquaruçu, segue-se por uma estrada vicinal. Em frente ao cemitério de Taquaruçu, à direita até a fazenda. Depois seguir uma trilha de 300 metros até o local.

Cachoeira da Caverna

Formada por dois belíssimos saltos de águas cristalinas, frias e abundantes, formam um lago de 20 metros de profundidade. Propícia para banhos, prática de rapel e caminhadas.

Localização: Fazenda Encantada

Acesso: Saindo de Taquaruçu, sentido Buritirana, até a entrada da Fazenda Encantada, num percurso de quatro quilômetros. Depois pega-se uma estrada não pavimentada de seis quilômetros, à esquerda até a sede da fazenda.

Cachoeira da Raizana

Na base uma piscina natural de 10 metros de comprimento com seis metros de largura e 1,5 metros de profundidade. As águas frias e transparentes proporcionam banhos tranqüilos e relaxantes.

Localização: Fazenda Encantada

Acesso: Saindo de Taquaruçu, sentido Buritirana, até a entrada da Fazenda Encantada num percurso de quatro quilômetros. Depois, pega-se uma estrada não pavimentada de seis quilômetros, à esquerda até a sede da fazenda.

Mirante Serra do Lajeado

Propício a diversos esportes, principalmente de aventura, dentre eles, o parapente, que é praticado no local. Do mirante é possível ver quase toda a extensão da Capital, o lago e grande parte da Serra do Lajeado.

Localização: Serra do Lajeado

Acesso: TO 020 até o KM 30 e pega-se uma estrada vicinal à esquerda e percorre-se uma distância de aproximadamente seis quilômetros.

Praia da Graciosa

É um dos mais belos cartões postais de Palmas, recebendo turistas de todo o País. O local conta com toda a infraestrutura necessária para lazer como banheiros, telefones, bares, e restaurantes, quadra de esportes e marina com atracadouros. O local também é destinado à realização de eventos.

Localização: Margem direita do Lago de Palmas

Acesso: Avenida Juscelino Kubistchek, sentido Palmas/Paraíso, na altura da garagem central do Estado entrar à esquerda

Praia do Prata

Há alguns quilômetros do centro de Palmas. A areia branca, os barzinhos de sapê e bela visão do lago ao fundo, encantam a todos à primeira vista.

Localização: Região Sudoeste da Capital, há aproximadamente nove quilômetros da Praça dos Girassóis.

Acesso: Avenida Theotônio Segurado, sentido norte, na avenida LO 19 virar a direita.

Praia das Arnos

Principal atrativo de lazer dos moradores da Região Norte da cidade.

Localização: 309 Norte e 411 Norte.

Acesso: Avenida Beira Rio LO 10.

Lago de Palmas

Somente o Município de Palmas são 53 km de extensão, e abrange seis municípios, compreendendo uma área de 626 km. Cercado pela Serra do Lajeado e com água de azul esverdeado, o Lago de Palmas, formado pela construção da Usina Luis Eduardo Magalhães, possui uma extensão total de 172 Km

Localização: Lado oeste de Palmas

Acesso: Palmas/Paraíso, na altura da garagem central do estado entrar à esquerda.

Ilha do Canela

Distante três quilômetros da margem direita da Capital, a Ilha do Canela é uma grande praia artificial de captação de cascalho e areia. A ilha se encontra no trecho de corrente do lago e no local há quiosques, restaurantes e área para camping.

Localização: Lago de Palmas

Acesso: Por meio de embarcações que saem do píer da praia da Graciosa.

Parque Cesamar

Uma das principais áreas verdes da Capital. Possui pista para corrida e caminhada. Lago é formado pelo Córrego Brejo Comprido. Conta com trilhas, pista de skate, bicicross, aparelhos de ginástica, bar, restaurante e piscina com cascata.

Localização: Área Verde 304 Sul e 404 Sul

Acesso: 504 Sul, avenida NS-04, LO 11

Praça dos Girassóis

Localizada no ponto de encontro dos eixos Norte/Sul e Leste/Oeste que divide Palmas, é considerada a terceira maior praça pública do País. Tem 570 mil metros quadrados e conta com monumentos diversos. Dois pórticos de entrada, um no lado leste e outro no oeste, tendo ao centro o Palácio Araguaia com sua arquitetura modernista, também faz parte da praça uma fonte luminosa, área de alimentação e área de lazer para crianças.

Localização: Perímetro urbano

Acesso: ponto de convergência das avenidas JK e Teotônio Segurado.

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES