22/08/2019 às 16h03

Agosto Verde: produtores descobrem as vantagens do plantio consorciado de açaí e técnicas de produção de leite a pasto

imageOutra técnica importante repassada aos produtores é sobre a produção de leite em pasto

Outra técnica importante repassada aos produtores é sobre a produção de leite em pasto

Fotógrafo: Seder

Fechar
image   No curso sobre o plantio consorciado de açaí e banana os produtores aprenderam sobre a importância do consórcio para a eficiência produtiva da cultura do açaí na agricultura familiar

No curso sobre o plantio consorciado de açaí e banana os produtores aprenderam sobre a importância do consórcio para a eficiência produtiva da cultura do açaí na agricultura familiar

Fotógrafo: Seder

Fechar

Fernanda Mendonça


Na manhã desta quinta-feira, 22, produtores rurais de Palmas e região conheceram mais sobre duas técnicas importantes para o aumento da produção, aliada a sustentabilidade: plantio consorciado de açaí e banana, e a produção intensiva de leite a pasto. As instruções foram repassadas durante dia de campo realizado na Unidade de Aprendizagem Tecnológica (UAT) da Embrapa, no Centro Agrotecnológico de Palmas (Agrotins), em mais um evento do Agosto Verde.

 

No curso sobre o plantio consorciado de açaí e banana os produtores aprenderam sobre a importância do consórcio para a eficiência produtiva da cultura do açaí na agricultura familiar; preparo de área, espaçamentos das culturas consorciadas e plantio e manejo das culturas consorciadas ao longo do ciclo produtivo. As orientações foram repassadas pelo agrônomo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Raimundo Rocha.

 

Conforme a Embrapa, o consórcio de banana com açaí é uma alternativa sustentável de cultivo, sendo uma técnica rentável que permite o cultivo de mais de uma espécie em uma mesma área, sendo também uma opção boa para a natureza. Essa técnica também proporciona melhoria do solo, aproveitamento dos recursos, água, fertilidade e adubação. A bananeira promove sombreamento enquanto o açaí se desenvolve. Além disso, o produtor consegue rentabilidade com a venda das bananas quanto o açaí não está pronto para a colheita.

 

Os produtos também receberam orientações técnicas como proceder com o plantio, incluindo o espaçamento entre as plantas, cuidados, rentabilidade, dentre outros detalhes.

 

Ainda de acordo com a Embrapa, o açaizeiro tem se destacado nos mercados nacional e internacional pela polpa extraída de seus frutos. A maior parte da produção é extrativista, mas a cultura está em expansão por meio do cultivo irrigado. E no Tocantins o cenário não é diferente, já que possui um grande potencial para exploração por meio da agricultura familiar.

 

Leite e pasto

 

Outra técnica importante repassada aos produtores é sobre a produção de leite em pasto. Nesse método a forragem é colhida diretamente pelas vacas, com isso os custos são menores se comparados a outras formas de alimentação dos bovinos. O sistema envolve o uso mais intensivo possível dos recursos disponíveis com a condução correta da planta para que os animais comam a forragem no ponto ideal.

 

A dieta adequada resulta no aumento da produção de leite e desempenho dos animais, sendo uma ótima técnica para as pequenas propriedades, já que é mais ter controle sobre a pastagem. Um rebanho de qualidade precisa de pasto bom e manejo adequado. Portanto, quanto melhor o pastor for melhor a produtividade do rebanho.

 

O zootecnista da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, Cláudio Barbosa, esteve à frente das discussões que abordaram os seguintes temas: planejamento e preparo de área de pasto intensivo na propriedade leiteira; adubação, subdivisão e irrigação de pastagem para pecuária leiteira; e manejos do pastejo rotacionado e do rebanho leiteiro.

 

Agosto Verde

 

Neste ano o Agosto Verde tem como tema ‘As Boas Práticas na Produção Agropecuária’, com uma série de ações ao longo do mês que objetivam expandir o acesso às tecnologias em prol da sustentabilidade e desenvolvimento da agricultura familiar.

 

O evento é realizado em conjunto com parceiros de órgãos públicos e empresas do segmento rural do Tocantins.




Edição e postagem: Lorena Karlla 

outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES