01/04/2020 às 10h44

Unidade Demonstrativa de Pecuária Leiteira cumpre mais uma etapa com colheita de capim e sorgo para formação de silagem

imageOs trabalhos ocorreram na Chácara Acácia, localizada no Projeto de Assentamento Entre Rios, próximo ao distrito de Buritirana

Os trabalhos ocorreram na Chácara Acácia, localizada no Projeto de Assentamento Entre Rios, próximo ao distrito de Buritirana

Fotógrafo: Divulgação Seder

Fechar
imageO plantio ocorreu em dois hectares preparados anteriormente com gradagem, correção do solo com calcário e adubação

O plantio ocorreu em dois hectares preparados anteriormente com gradagem, correção do solo com calcário e adubação

Fotógrafo: Divulgação Seder

Fechar
imageServiço de colheita de sorgo ponta negra para formação de silo

Serviço de colheita de sorgo ponta negra para formação de silo

Fotógrafo: Divulgação Seder

Fechar

Fernanda Mendonça

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) cumpriu mais uma etapa do planejamento das atividades em torno da Unidade Demonstrativa de Pecuária Leiteira, com a colheita do capim brachiaria marambu e sorgo ponta negra para formação de silo. Os trabalhos ocorreram ao longo da última semana e início desta, na Chácara Acácia, localizada no Projeto de Assentamento Entre Rios, próximo ao distrito de Buritirana.

 

Desenvolvida com apoio financeiro do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), a Unidade Demonstrativa de Pecuária foca na  Integração Lavoura-Pecuária (ILP), sendo uma vitrine para a implementação de tecnologias de baixo custo destinadas tanto para grandes produtores quanto aos dedicados à agricultura familiar.   No sistema ILP, o produtor pode gerir de forma integrada culturas e criações distintas para obter maior resultado econômico em sua propriedade.

 

Outra vantagem do sistema ILP é quanto ao período entressafra, sendo uma alternativa para o confinamento bovino, pois aproveita espaço na propriedade e gera renda em um período em que a produção agrícola é interrompida.

 

O plantio ocorreu em dois hectares preparados anteriormente com gradagem, correção do solo com calcário, adubação de formação e adubação de cobertura. O desenvolvimento das plantas passou por acompanhamento técnico dos agrônomos da Seder Luiz da Silva Machado Neto e Roberto Cunha Carvalho, além do médico veterinário Cláudio Sayão e o zootecnista Thiago Moreira, responsáveis pela unidade.

 

Alimento durante escassez

 

A Chácara Acássia, de propriedade de Lourdes Virgilino da Costa, possui 12 matrizes, e os trabalhos são coordenados de forma familiar. No período de pouco leite, a média de vacas em lactação é menos da metade, afetando diretamente na produção e resultados econômicos.


Uma das dificuldades observadas e que a maior parte dos produtores de leite enfrentam é justamente a baixa produtividade durante o período de estiagem devido à escassez de pasto. O sistema ILP objetiva minimizar esses prejuízos com a oferta de alimento (capim e sorgo) armazenado no silo.

 

O próximo passo será a implantação de 28 piquetes rotacionados de braquiária em meio hectare. Nesse sistema a liberação do espaço é feita de forma gradual. Quando o gado concluir o consumo em um espaço, com tempo de uso de um dia, um novo é liberado até o consumo adequado do capim disponível e posteriormente da silagem. 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES