03/05/2010 às 14h58

Sagri apresenta formas de cultivo e tecnologias na Agrotins 2010

Cid Biavatti

Com o tema “Manejo e Uso Sustentável da Água e do Solo na Agropecuária, tem início amanhã, 04, a Agrotins 2010. Neste ano, a Secretaria Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural – SAGRI apresentará algumas tecnologias e formas alternativas de cultivo na Unidade de Horticultura. A unidade, localizada no Centro Agrotecnológico de Palmas, tem uma área de aproximadamente 0,3 hectares.

Dentre as tecnologias apresentadas, estão o uso da fertirrigação como forma de diminuir gastos com mão-de-obra, bem como o melhor aproveitamento dos adubos aplicados nas plantas. A irrigação é localizada, por gotejamento, o que garante um uso mais racional da água utilizada.

Estão sendo cultivadas três variedades de pepino, em sistema de tutoramento, o que garante frutos de melhor qualidade, e com menor ataque de pragas, como a broca dos frutos. Além do pepino, foram plantados ainda abóbora kabotiá, abóbora menina brasileira precoce, as abobrinhas verde e caserta, pimentão ikeda, pimenta doce e melão sapiel.

Está prevista ainda, uma dinâmica de máquina, quando será demonstrado o funcionamento de uma encanteiradeira tracionada por trator. O uso desse implemento proporciona mais rapidez no levantamento de canteiros, além de garantir uma incorporação mais eficiente dos adubos e corretivos no solo.

A SAGRI irá distribuir também mudas de cupuaçu, café, acerola, nim, jabuticaba, jaca e seringueira. A Agrotins 2010 será realizada no Centro Agrotecnológico de Palmas e vai até próximo sábado, dia 08.

outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES