12/05/2010 às 17h14

Sagri tem participação destacada na Agrotins 2010

Cid Biavatti

“Muito satisfatória”. Assim, o Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Jucelino Rodrigues de Jesus definiu a participação da Secretaria Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural - Sagri na Agrotins 2010.  Segundo o Secretário, foi muito importante a visita dos produtores rurais. “É uma oportunidade que nossos produtores têm para aprender mais sobre como plantar, conhecer novas tecnologias e formas de cultivo, bem como receber orientações de nossos técnicos”, destacou.

As cerca de 3500 pessoas que visitaram o stand e a vitrine de horticultura, puderam conferir as inovações que a Sagri apresentou nesta edição. Entre delas, uma dinâmica de máquinas, quando o produtor pode acompanhar o uso de uma encateiradeira, implemento acoplado ao trator que incorpora adubos e prepara os canteiros para uso em horticultura. Outra tecnologia apresentada foi a fertirrigação, que permite ao produtor usar a água e o sistema de irrigação para fornecer adubos às plantas, diminuindo mão-de-obra e melhorando o aproveitamento dos fertilizantes.

Uma forma de cultivo apresentada foi o plantio tutorado de cucurbitáceas, no caso três variedades de pepino e abrobrinha menina brasileira. Isso propicia o desenvolvimento de frutos de melhor qualidade e com menor ataque de pragas. A Sagri construiu também uma estufa plástica para produção de mudas de hortaliças, coberta com plástico transparente e cercada com tela verde e demonstrou o uso de nebulizadores ao invés da micro aspersão convencional dentro da mesma. Esse modelo de construção permite que se produzam mudas com maior sanidade e melhor qualidade.

A Sagri ofereceu transporte para produtores rurais do município, transportando 882 produtores de 35 associações e mais 50 beneficiários do Programa Hortas Comunitárias. Todos os produtores receberam almoço, além de um kit composto por camiseta, boné, um folder com informações sobre as culturas implantadas na unidade e uma cartilha sobre boas práticas na agricultura. Foram doadas também 5000 mudas frutíferas durante os cinco dias da feira.

outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES