28/02/2013 às 15h03

Sagri apoia projeto de recuperação e conservação de córregos

Eliene Campelo

Integrantes do projeto de conservação ambiental, denominado “Projeto Taquarussu: Uma Fonte de Vida”, reuniram-se com o secretário da Agricultura, Roberto Sahium, para apresentar as propostas para o ano de 2013. O principal objetivo da ação é recuperar os córregos Taquarussu Grande e Taquarussuzinho, principais fornecedores de água potável da Capital. Uma das metodologias usadas é o Pagamento por Serviço Ambiental (PSA) aos proprietários que voluntariamente aderirem ao programa.

“Este projeto é fruto de uma rede de parceiros que sabe da urgência de se promover o manejo sustentável da sub-bacia que abastece Palmas. Isto será feito em conjunto com os proprietários, que atuarão na recuperação e manutenção das Áreas de Proteção Permanente (APP) existentes nas propriedades”, afirmou a coordenadora do projeto na Saneatins, Fabíola Rachel.

A coordenadora explicou que três entidades são as principais gestoras sendo elas, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, e a Saneatins. “Mas, contamos com importantes parceiros como outras secretarias municipais, a Agência Nacional de Águas , a Fundação Grupo Boticário, o Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil e o Naturatins”, frisou.

O secretário de Agricultura Roberto Sahium fala da importância de reverter o processo de degradação ambiental. “Estamos inteiramente de acordo em trabalhar nossas ações voltadas para alcançar as metas do Projeto Taquarussu: Uma Fonte de Vida. Já sabíamos de sua existência e vamos ser parte executora das ações para reverter esta situação de degradação ambiental hoje existente nesta sub-bacia”, destacou Roberto Sahium.

Metodologia

Dentre os muitos passos da metodologia, a ser executada para alcançar a recuperação de áreas já degradadas e conservar áreas ainda preservadas, destacam-se o terraciamento, reflorestamento e pagamento de produtores que aderirem ao projeto. “Temos certeza que os produtores vão nos ajudar não pelo dinheiro, mas pelo objetivo ambiental, mas, o dinheiro não deixa de ser um atrativo a mais”, explicou Fabíola.

 

Ainda de acordo com a coordenadora, o Ribeirão Taquarussu Grande é responsável pelo fornecimento de 68% da água tratada utilizada pela população do Município de Palmas.

Também estiveram na reunião o secretário executivo da Agricultura, Roberto Campos, o diretor de Meio Ambiente da Seagri, Luis de Barros, o diretor de Desenvolvimento Rural, Eurijan Martins e Taline Gomes, que atua no setor de Projetos Sustentáveis na Saneatins.

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES