06/03/2013 às 14h58

Ação conjunta entre Prefeitura e Estado visa melhoria na Ceasa

Eliene Campelo

O secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, se reuniu com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, na manhã desta quarta-feira, 06, para tratar de projetos que contemplarão os produtores rurais de Palmas e região. Na ocasião foi apresentada ao Município a planta baixa do Banco de Alimentos a ser instalada na Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros (Ceasa), numa ação conjunta entre Prefeitura e Estado.  

Também participaram do encontro o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Borges da Silveira, o coordenador da Ceasa, Jackson dos Santos, além de técnicos do Município e Governo do Estado.

“Vamos trabalhar juntos para fortalecer a comercialização de hortifrutigranjeiros, peixes e pequenos animais oriundos de produtores de Palmas”, disse Sahium. “Afinal, o Estado tem um projeto do Banco de Alimentos, o Município tem o projeto da Central de Alimentos, nada mais coerente do que juntarmos forças e tenho a certeza de que o produtor e o consumidor vão ganhar muito com esta parceria”, frisou.

Sahium falou também sobre a grande quantidade de produtos que o mercado interno de Palmas importa de outros estados para suprir sua demanda. “Para se ter uma ideia, hoje Palmas consome 90 mil dúzias de ovos e mais de 2,4 mil toneladas de hortifrutigranjeiros por mês. Tudo vindo de fora”, explicou, acrescentando que é preciso fazer com que estes números trabalhem pelo desenvolvimento da Capital. “Nosso grande desafio é atender esta demanda com produtos daqui. Vamos organizar o sistema produtivo para importar um número cada vez menor de produtos.”


Potencial

O secretário estadual Jaime Café ressaltou o potencial de geração de emprego e renda que esse Banco de Alimentos e demais ações que serão implantadas irão agregar ao Ceasa. “O produtor de Palmas vai ter um endereço certo para vender seu produto diretamente para os supermercados, restaurantes, escolas, Compra Direta e outros programas e ações que visam a melhoria na qualidade da alimentação da população”, afirmou, acrescentando que os produtos terão ainda a certificação necessária a ser emitida pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec). “Nós vamos trabalhar de forma a agregar valor e qualidade aos produtos, e sempre pensando na segurança alimentar.”

De acordo com Borges da Silveira, a Prefeitura de Palmas já tem assegurado recursos para a parceria. “Temos R$ 600 mil, via convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para aquisição de equipamentos para a Central de Alimentos”, frisou.

Durante a reunião, os secretário e técnicos conheceram a planta do galpão a ser instalado na Ceasa. “Aqui haverá espaço para uma ‘pedra’ onde o produtor venderá para os programas de governo municipal e estadual e o excedente ele poderá comercializar no atacado”, afirmou Jackson dos Santos, coordenador da Ceasa.

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES