20/03/2013 às 17h03

Horta Comunitária será implantada no setor Santa Bárbara

Eliene Campelo

Nutrição, geração de renda e terapia ocupacional. Estas são apenas algumas vantagens das hortas comunitárias que beneficiam diretamente mais de 300 famílias de Palmas. Este benefício chegará também às famílias do setor Santa Bárbara.  Na manhã desta quarta-feira, 20, o secretário de Agricultura, Roberto Sahium, juntamente com o coordenador do programa Horta Comunitária, Bonfim dos Reis, visitou mais uma área que abrigará esta importante ferramenta social. A nova horta já conta com 50 famílias inscritas.

 

“Esta visita nos anima e dá esperança de que a horta agora vai ser realidade. As famílias estão ansiosas para cultivar não apenas alimentos, mas uma nova rotina e uma nova fase de suas vidas”, frisou o presidente da Associação de Moradores do Setor Santa Bárbara, Sideromar Messias Pires, conhecido como Sid. Sideromar recebeu a equipe da Sagri e também acompanhou a equipe na visita a área de aproximadamente 5 mil m2 onde a horta será construída.

 

O secretário de Agricultura, Roberto Sahium, enfatizou o papel social da horta. “Será um espaço de trabalho e ocupação principalmente para os idosos. Aqui, eles poderão se reunir diariamente e se sentir produtivos e ativos”, afirmou. De acordo com Sahium no máximo em maio a implantação da horta já estará em andamento. “Vamos esperar diminuir o volume de chuvas e assim realizar um trabalho bem feito, da forma como a população merece”, enfatizou.

 

O coordenador do programa, Bonfim dos Reis, destaca o importante papel destes espaços na melhoria da qualidade da alimentação dos palmenses. “Nas hortas a comunidade encontra produtos de qualidade, cultivados em sua maioria com metodologia orgânica e a um preço acessível. E o melhor, bem pertinho de suas casas, sem precisar se deslocar numa grande distância”, explicou Reis. Outra vantagem apresentada pelo técnico é a de que as famílias que participam do programa são selecionadas de acordo com o grau de vulnerabilidade social. “Nós trabalhamos voltados especialmente para a melhoria da alimentação destas famílias e da comunidade, mas a geração de renda também é um fator muito importante. É uma ferramenta de inclusão social, sem dúvidas”, afirmou.

 

Reunião

Após a visita ao Setor Santa Bárbara, aconteceu uma reunião com os participantes da Horta Comunitária do Jardim Aureny IV. Na ocasião, foram tratados temas como limpeza e manutenção da horta, re-divisão de canteiros e inclusão de novas famílias. “Estamos com algumas demandas de famílias aqui da quadra, já aprovamos sua inclusão e agora vamos capacitá-las para o cultivo”, informou Bonfim.

Para dona Deuzeli Silveira, gerente do grupo que atua na horta, o trabalho da Prefeitura é fundamental. “Sem a Prefeitura e a Sagri não poderíamos estar aqui e melhorar nossa condição de vida. Estamos felizes porque novas famílias serão beneficiadas também”, afirmou. Atualmente a Horta do Jardim Aureny IV conta com 25 famílias.

A dona de casa Paloma da Conceição é uma das novas integrantes do grupo. “Agradeço a Deus esta oportunidade. Já trabalhei em horta antes e estou muito feliz”, declarou a moradora.

Atualmente, Palmas conta com 17 hortas em pleno funcionamento em diversas regiões da Capital. Veja no quadro os endereços das Hortas Comunitárias:

 

 

 

Horta Comunitária

Endereço

Horta da 1006 Sul

APM 12

Horta da 1106 Sul

APM 05

Horta da 1206 Sul

APM 02

Horta da 303 Norte

APM 09

Horta da 307 Norte

APM 01

Horta da 405 Norte

APM 07

Horta da 407 Norte

APM 01

Horta da 605 Norte

APM 19

Horta do Aureny III

APM 09-A

Aureny IV

APM 08

Horta do Aureny II

Centro da quadra

Sol Nascente

APM 01, Qd 32-B

Jardim Taquari

Qd T 31

Horta de Taquaruçú

Centro Comunitário

Horta de Taquaruçú II

Casa de Farinha

Bela Vista

APM G, Qd 21-A

Horta do st Maria Rosa

Centro da quadra

 

 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES