12/02/2014 às 12h43

Biblioteca Pública de Taquaralto oferece opção de cultura e lazer aos moradores da região Sul de Palmas

imageNone

None

Fotógrafo: Antônio Gonçalves

Fechar

Alan Russel

“Aqui é um espaço adequado, climatizado e que garante a tranquilidade que precisamos. Às vezes nem em nossa própria casa conseguimos nos concentrar como aqui na biblioteca”, a declaração é da enfermeira, especialista em saúde pública, Elizangela Couto Medeiros, que é frequentadora assídua da Biblioteca Pública de Taquaralto. O local, considerado pela enfermeira como “de vital importância”, é mantido pela Prefeitura, através de Fundação Cultural de Palmas (FCP), e representa aos moradores da Região Sul um espaço para ter acesso ao conhecimento de forma gratuita.

 

Inaugurada em 1996, a Biblioteca Pública Municipal de Taquaralto está localizada no Setor Vale do Sol, próximo à Policlínica de Taquaralto. Ali é oferecido um o acervo de aproximadamente 12 mil livros, além de periódicos, DVD’s e dez computadores conectados à internet para auxiliar os estudantes em suas pesquisas.

 

O local recebe todo o mês mais de 500 estudantes, pesquisadores e educadores. De acordo com a bibliotecária responsável, Regina Garcia, há vários tipos de frequentadores, desde aqueles que buscam estudo até os aficionados pelo prazer da leitura. “A Biblioteca não é apenas um lugar de estudo. Muitas pessoas vêm aqui simplesmente pelo gosto pela literatura, outros buscam livros técnicos, e não somente estudantes e pesquisadores frequentam a Biblioteca Municipal. Toda a comunidade, hora ou outra, acaba precisando dos serviços que a Biblioteca tem para oferecer”, aponta Regina.

 

A bibliotecária também salienta que com os computadores conectados à internet facilitaram a pesquisa e ampliaram a procura pela Biblioteca por parte da população. “Muitos dos usuários da Biblioteca não tem internet em casa, por isso existe a necessidade de disponibilizar esses computadores à comunidade. Desde que a Fundação Cultural de Palmas disponibilizou esses computadores, o número de usuários da Biblioteca subiu em torno de 50%”, completa a bibliotecária. Além da bibliotecária responsável, outros sete funcionários trabalham na biblioteca.

 

A Biblioteca Pública Municipal de Taquaralto funciona de segunda a sexta-feira, de 08 às 18 horas.

 

Além da Biblioteca Pública Municipal de Taquaralto, a FCP é responsável pela Biblioteca Pública Municipal de Taquaruçu, que também funciona de segunda a sexta-feira, além da Biblioteca Jaime Câmara, que está passando por uma reforma geral e deve ser entregue a população ainda nesse semestre.

 

A Biblioteca de Taquaralto também passará por reforma para melhor atender a população da Região Sul. A previsão é que estes trabalhos sejam iniciados logo após o fim das obras da Biblioteca Jaime Câmara.

 


outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES