16/03/2020 às 17h41

Inscrições do ‘Projeto Arte e Cidadania do Circo os Kaco’ são prorrogadas até 31 de março

imageEstão sendo oferecidas duas turmas para formação em artes circenses

Estão sendo oferecidas duas turmas para formação em artes circenses

Fotógrafo: Arquivo Circo os Kaco

Fechar

Samara Martins/divulgação os Kaco


O Circo os Kaco prorrogou para 31 de março as inscrições para as aulas de arte circense e capoeira angola oferecidas através do projeto ‘Arte e Cidadania no Circo’ e suspendeu temporariamente as atividades que seriam iniciadas nesta segunda-feira, 16, para prevenir a contaminação pelo Coronavírus (Covid-19). O ‘Projeto Arte e Cidadania’ oferece aulas gratuitas para a comunidade, e conta com patrocínio da Prefeitura de Palmas, através do edital do Fundo Municipal de Cultura, promovido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP) e o Conselho Municipal de Cultura (CMC).


A iniciativa está com inscrições abertas para aulas de artes circenses e de capoeira angola. As vagas são gratuitas e as pessoas interessadas devem procurar a sede do circo até 31 de março na Avenida, Quadra 45, Distrito de Taquaruçu, ou pelo whatsapp (63) 98101-9711. Estão sendo oferecidas duas turmas para formação em artes circenses, com aulas a partir das 9h e às 19h, sempre às terças e quintas. Já as aulas de capoeira angola acontecem às segundas, quartas e sextas a partir das 19h. Todas as atividades estão sendo oferecidas no Circo os Kaco, são 15 vagas para cada turma.


Segundo a arte educador do circo, Kadu Olivê, “o projeto é uma oportunidade de conhecer novas profissões relacionadas a ‘economia criativa do circo, de desenvolver vocações e, sobretudo, desenvolver-se nas artes do circo’. Durante o itinerário de formação, as alunas e alunos aprenderão técnicas de malabares, acrobacias aéreas, palhaçaria, além de noções de direção artística, capatazia e produção cultural.


Para o treinel do grupo ‘Angola Tocantins’ e artista do Circo os Kaco, Bruno Kalss, a oportunidade de aprender e treinar capoeira contribui para os processos de construção da identidade cultural da comunidade, com promoção da cidadania através da valorização da cultura afrobrasileira, além de estimular a prática de atividades físicas entre todas as gerações.


O projeto ‘Arte e Cidadania’ oferece, ao todo, 75 vagas. A coordenadora do projeto, a produtora e circense da organização, Marcela Putrini, destaca que “a formação de futuras gerações de artistas circense é uma das grandes vocações do Circo os Kaco. Em todos estes anos já passaram por aqui dezenas de crianças que hoje são jovens profissionais do circo e de outras artes. Pouco a pouco vamos contribuindo também com o desenvolvimento econômico da nossa comunidade, oportunizando geração de renda para até quem nunca sonhou em ser artista de circo”, completa.


A coordenadora enfatiza ainda a importância do edital como política pública de cultura. “O Edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura é um instrumento de política pública importantíssimo para o amadurecimento da vocação da nossa cidade para a economia criativa”, conta acrescentando o incentivo que este promove ao projeto: “especificamente para o Circo os Kaco, que desde 2013, além das nossas produções artísticas, desenvolve um programa de responsabilidade socioambiental, o Fundo, assim como outros editais da FCP é uma alternativa para manutenção e fomento das atividades e profissionalização desse programa, e nos permite, por exemplo, amadurecer metodologias de ensino da arte e, sobretudo, continuar formando gerações”, concluiu Marcela.

 

Sobre o Circo os Kaco

 

O Circo Os Kaco foi criado em 2009 em Goiânia e em 2013 se estabelece no distrito ecoturístico de Taquaruçu, em Palmas, onde se consolidou também como uma organização social e um Ponto de Cultura. Desde então funciona como centro de cultura e convivência, promovendo eventos culturais e experiências formativas para as artes e para o desenvolvimento sustentável. É membro da Rede de Circo do Mundo Brasil e idealizador do Festival de Circo de Taquaruçu, o maior evento circense do Norte do Brasil, que em 2020 realiza sua sétima edição entre os dias 1 a 5 de julho.

 

Serviços:

Projeto Arte e Cidadania

Aulas de artes circenses: terça e quinta, em duas turmas, às 9h e às 19h

Aulas de Capoeira Angola:  segunda, quarta e sexta, às 19h.

Inscrições gratuitas até 31 de março;

Documentos: Cópia do CPF e RG do participante ou responsável e preenchimento do formulário de inscrição.

Local: Circo Os Kaco - Avenida, quadra 45, Distrito de Taquaruçu,

Informações:  whatsapp (63) 98101-9711.

 

 

 

Edição: Lorena Karlla 

outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES