26/06/2020 às 17h38

Em ritmo de Arraiá e com muito forró, a Fundação Cultural Palmas apresenta o primeiro bloco do edital ‘Palmas Curte Arte em Casa’

imageAs primeiras apresentações disponíveis são de projetos com ritmos ligados ao forró, típico nas festas juninas por todo Brasil

As primeiras apresentações disponíveis são de projetos com ritmos ligados ao forró, típico nas festas juninas por todo Brasil

Fotógrafo: Arte-divulgação

Fechar

Júnior Suzuki


Na época do ano marcada pelos festejos juninos, a Fundação Cultural de Palmas (FCP) preparou uma programação especial para o público palmense aproveitar o final de semana. Serão quatro apresentações de artistas locais disponíveis na plataforma digital Curta Palmas. Quem acessar o site a partir desta sexta-feira, 26, poderá curtir o Trio Bacana apresentando músicas autorais, o Forró no Quarto com Mário Xará, o Projeto VL do Acordeom, com Forró Pé de Serra e Atual, e o Show em Casa, com Leandro Silva. Os projetos foram selecionados no edital ‘Palmas Curte Arte em Casa’, que tem como finalidade minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) junto ao segmento artístico da capital.


Através do edital foram selecionados 150 projetos de conteúdo específico artístico cultural inédito, de todos os gêneros e estilos para apresentações online durante o período da pandemia, com um cachê de R$ 2 mil por projeto. Neste primeiro bloco de exibição, foram selecionados projetos com ritmos ligados ao forró, típico nas festas juninas por todo Brasil. 

“Eu queria antes de qualquer coisa, agradecer a Fundação Cultural de Palmas. Nosso setor passa por muita dificuldade, assim como todo mundo. Porém, como fomos os primeiros a parar, tenho amigos em muita dificuldade. O edital veio em muita boa hora, eu senti um empenho muito grande, porque o desafio era enorme na tramitação que precisa ser feita e ela foi facilitada”, afirmou Mária Xará que foi contemplado com projeto ‘Forró no Quarto’.

“A gente não sabe quando a quarentena vai terminar, mas podemos respirar um pouco mais aliviados”, comemora Xará.

 

Curta Palmas

 

Este é o primeiro bloco de lançamento dos projetos, quem serão divulgados continuamente, conforme o segmento cultural. Os materiais podem ser acessados no site Curta Palmas (www.curtaspalmascom.br), na aba do projeto ‘Palmas Curte Arte em Casa’ e nas redes sociais da Fundação Cultural de Palmas.  

De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni de Assis, a instituição está atenta as demandas do setor. “Nós encerramos a terceira e última etapa do ‘Palmas Curte Arte em Palmas’ e partimos para a divulgação dos projetos. Fica a sensação de dever cumprido, pela quantidade e pela qualidade dos produtos oferecidos. Mas na verdade se inicia agora o trabalho para novos editais, novas possibilidades, pois sabemos que muitos artistas ainda se encontram vulneráveis nessa fase de pandemia”.

 

 Programação:

 

Trio Bacana - músicas autorais. 

 

Sinopse: Os músicos: Pexera (voz e triângulo), Edu (zabumba), Gilcélio do Acordeon (sanfona) formam o Trio Bacana, o grupo apresenta sete músicas autorias com destaque para os títulos: ‘Me leva pra ti’ e ‘Que tanto querer’. Sugerimos plugar o dispositivo em uma TV ou som, afastar o sofá e dançar com o Trio Bacana.

Forró no Quarto - Mário Xará.

 

Sinopse: Em Forró no Quarto, o músico Mário Xará apresenta forrós inéditos de compositores regionais, a exemplo da poesia do escritor Gilson Cavalcante na música ‘Pretinho dos Olhos’. Mário Xará é jornalista, músico, cantor e compositor do Tocantins. Despertou para a música ainda criança vendo seu pai tocar cavaquinho e violão em casa nos finais de semana. A apresentação no projeto ‘Palmas Curte Arte em Casa’ é oportunidade para conhecer a musicalidade e o talento de Mario Xará em tempos de pandemia e isolamento social.

 

Projeto VL do Acordeom, Forró Pé de Serra e Atual.

 

Sinopse: Apresentação do trio: VL do Acordeon (sanfoneiro), JM do Triângulo (triângulo), Fumacinha da Zabumba (zabumba) com intuito de levar alegria durante a pandemia. Muito forró pé de serra, xote frevo, baião, samba e carimbó e alegria para o público tocantinense durante a pandemia.

 

Leandro Silva Show em Casa.

 

Sinopse: O músico Leandro Silva apresenta um verdadeiro show com o seu teclado (forró eletrônico). Durante o isolamento social o músico apresenta uma proposta de levar a alegria e um show de muito forró. 

 








Edição: Lorena Karlla 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES