30/11/2017 às 15h17

Fórum sobre Políticas Públicas e Projetos de Cidades segue até a sexta-feira, 1º

imageAprender com a experiência de outras cidades, este é um dos objetivos do Fórum Políticas Públicas, Planos e Projetos de Cidades

Aprender com a experiência de outras cidades, este é um dos objetivos do Fórum Políticas Públicas, Planos e Projetos de Cidades

Fotógrafo: Regiane Cardoso

Fechar
imageTitular de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Ayres durante o evento

Titular de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Ayres durante o evento

Fotógrafo: Regiane Cardoso

Fechar

Samara Martins


Aprender com a experiência de outras cidades, este é um dos objetivos do Fórum Políticas Públicas, Planos e Projetos de Cidades que acontece nesta quinta-feira e sexta-feira, 30 e 1º respectivamente, no Auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins. O evento faz parte das ações que compõem a revisão do Plano Diretor de Palmas.

 


Na manhã desta quinta-feira, 30, o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael demonstrou como a cidade tem se preparado para enfrentar desastres urbanos, ou seja, se tornar uma cidade resiliente,   que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre com o menor impacto possível.

 


Para Grael, o planejamento é  a questão principal para que uma cidade possa agir diante de desastres urbanos, no caso de Niterói, os desmoronamentos de terras, como o do Morro do Bumba, em 2010, que causou a morte de 40 pessoas. “A solução para os problemas urbanos é gestão. É preciso saber planejar, se antecipar e estabelecer capacidade de resposta”, afirmou.

 


Grael explica que a partir do desastre de 2010, a gestão da cidade começou a criar mecanismos de prevenção, bem como de suporte rápido, em caso de novos acidentes. Dentre estes mecanismos, estão a criação de Núcleos de Defesa Civil, a prevenção à ocupação desordenada, o mapeamento de situações de risco, a criação de redes de comunicação, treinamento constante de técnicos e moradores a simulação de situações de emergência.

 


Outro problema enfrentado por Niterói é relativo às queimadas, neste sentido algumas medidas tomadas são, a criação de uma Ronda Preventiva de Monitoramento, que realiza  visitas e notifica moradores das regiões com incidências de queimadas, investimento em reflorestamento, controle de ocupações em áreas verdes, recolhimento de lixo, plano de contenção, dentre outros.

 

 

Macrozoneamento Urbano

 


O Fórum contou ainda com a apresentação do Técnico do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas – Marcos Vinícius Bazoni, sobre a nova proposta de macrozoneamento de Palmas, contida na revisão do Plano Diretor.



 

De acordo com Bazoni, a revisão buscou rever a dualidade entre urbano e rural no planejamento urbano de Palmas, ampliando a variedade de macrozonas, antes divididas em apenas duas, criando novas regiões de ordenamento territorial, são elas: ordenamento controlado; macrozona de ordenamento condicionado; macrozona de ordenamento ambiental; macrozona de ordenamento rural; Além destas, também foram criadas regiões de planejamento, que focam nas características econômicas e ambientais de cada região da cidade.

 

 

Fórum

 

 

O Fórum segue na tarde desta quinta-feira e durante toda a sexta, discutindo outros casos de gestão urbana, bem como as diretrizes do Plano Diretor de Palmas.

 

Confira a programação:

 

14h30 - palestra - Paisagem Urbana: Atributos de Identidade e de Valorização do Lugar - caso Rio de Janeiro - Washington Fajardo - Urbanista (Rio de Janeiro)

 

 

2° dia - 01/12

 

08h30 - Mesa de abertura - sumário do 1° dia - Ephim Shluger;

 

08h45 - palestra: Desafios Climáticos, coordenação multi-setorial e formação de redes de cidades -  Rodrigo Perpétuo (Iclei);

 

10h- intervalo;

 

10h30- Painel - Perspectiva Ambiental, Urbanística e Econômica - Novo Paradigma de Gestão Urbana Resiliente; prof. Waldecy Rodrigues (Palmas-To), Axel Grael (Niterói, RJ), Washington Fajardo (Rio de Janeiro-RJ), Ramis Tetu (Palmas-TO), Ephim Shluger (Palmas-TO);

 

12h30 – Almoço

 

14 h- Painel – I - Ordenamento Territorial, Macroizoneamento, Regiões de Planejamento – Robson Correia- Lúcio Cavalcante/ João Marciano / Joseliene

 

15h30- Painel II – Meio Ambiente e Mudanças Climáticas-  Tatiane Brito/ Ariela Cavalcante/ Joseliene Sá;

 

16h30 Painel III- Instrumentos de Planejamento da Política Urbana- Marcos Vinícius Bazonni/ Robson Correia.

 

 

 

(Edição: Lorena Karlla)

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES