14/05/2019 às 11h03

Cmei Pequeninos do Cerrado desenvolve projeto de conscientização ambiental

imageEquipe do Beetech dá aula sobre biodiversidade das abelhas no Cmei Pequeninos do Cerrado

Equipe do Beetech dá aula sobre biodiversidade das abelhas no Cmei Pequeninos do Cerrado

Fotógrafo: Luara Jaccoud

Fechar

Redação Semed

A turma do 2° período do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pequeninos do Cerrado está desenvolvendo o projeto pedagógico 'Com abelhas não se brinca. Se aprende!'. Voltado para a conscientização ambiental, o projeto é uma iniciativa das professoras Maria Cleonice Alves e Eliana Pereira. As crianças já conheceram o mel, pesquisaram sobre anatomia e a importância das abelhas e agora irão desenvolver um cultivo de abelhas sem ferrão.

 

Os alunos que têm faixa etária entre cinco e seis anos ficaram empolgados com o tema e o projeto foi crescendo e teve até pesquisas de campo e reciclagem. João Vitor da Cunha, seis anos, conta que adorou o projeto. “Nossa sala ficou linda, estou muito feliz em aprender sobre as abelhas”, disse o aluno.

 

Os alunos coletaram com a ajuda dos pais e familiares abelhas sem ferrão para exposição, caixas de ovos vazias e potinhos de tinta. “Com a caixa de ovos os alunos produziram as colmeias, e os potinhos de tinta viraram as abelhinhas. Cada criança então tem sua abelha de verdade coletada por eles e também sua abelha reciclada que enfeita a sala”, explicou professora Cleonice.

 

Com a curiosidade das crianças aumentando, as professoras buscaram o Projeto de Pesquisa de Biodiversidade de Abelha, Beetech, elaborado por Waldesse Junior, professor de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e alunos do curso. Eles deram uma aula para a criançada, apresentaram várias espécies de abelhas e até uma colmeia viva. “O plano é criar coletores de abelha rainha e instalar colmeias no Cmei. “Pretendemos, com a ajuda da família, montar um jardim de flores e frutíferas com nossas abelhas sem ferrão. Desenvolvendo com as crianças um trabalho contínuo de conscientização ambiental”, falou a professora Eliana.

 


Beetech


 

O projeto Beetech pretende expandir a iniciativa em outras unidades. “Essa é a primeira escola de Palmas que tivemos o convite para falar sobre as abelhas, é a pioneira, e com essa demanda e de outras escolas do município, iremos iniciar um projeto de extensão para que possamos visitar periodicamente as escolas e trabalhar com as crianças e pré-adolescentes sobre a importância das abelhas, de preservar a biodiversidade e também quebrar o conceito que elas têm sobre as abelhas”, ressalta Waldesse. 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES