21/06/2019 às 16h49

Projeto Brincando, Ganhando e Aprendendo ensina Educação Financeira para alunos da Escola Aurélio Buarque

imageDentre os produtos ofertados, tinha cachorro quente, pipoca e suco

Dentre os produtos ofertados, tinha cachorro quente, pipoca e suco

Fotógrafo: Flavia Mendes

Fechar
imageDurante a feirinha de negócios, os alunos trocaram o dinheirinho acumulado por brinquedos

Durante a feirinha de negócios, os alunos trocaram o dinheirinho acumulado por brinquedos

Fotógrafo: Flavia Mendes

Fechar

Redação Semed


Despertar nos pequenos a responsabilidade de administrar seu próprio dinheirinho, fazendo uso das quatro operações básicas das séries iniciais foi um dos objetivos do Projeto Brincando, Ganhando e Aprendendo, realizado pela Escola Municipal Aurélio Buarque, localizada no jardim Aureny I. A culminância do projeto aconteceu no dia 19 junho na própria escola.


As crianças aprendem brincando, em sala de aula, o valor do dinheiro, através de atividades que somam pontos durante o semestre e no final, transformam-se em “dinheirinho”, para ser usado na “Tenda de Negócios”, montada na própria escola, onde os alunos podem comprar brinquedos, lanches, brincar no pula-pula, adquirir livros e muito mais.


De acordo com a idealizadora, a coordenadora pedagógica Suely Brandão, a educação financeira é fundamental no processo de aprendizagem das crianças e o projeto além de incentivá-los a aprender matemática, ajuda no comportamento em sala de aula, pois os bons modos, as tarefas escolares em dia e as boas notas somam importantes pontos na hora de contabilizar os ganhos “financeiros” de cada aluno. “O projeto teve início em 2014 e ao longo dos anos começamos a enxergar a evolução das crianças, o despertar pelos estudos, principalmente na disciplina de matemática. As atividades são obrigatórias em sala de aula e o ganho do dinheirinho os motiva a serem melhores, alcançando um bom desempenho no final do semestre letivo”, disse.


O aluno do 5° ano, Gutemberg da Conceição participa do projeto desde o início e contou que “o legal é competir com os colegas, para saber quem acumula mais dinheiro”, assim, no dia da Feirinha de Negócios, ele pode gastar com lanches e também dividir com o pessoal da turma.


A diretora Denilde Vargas explicou que a comunidade participa ativamente das ações da escola, inclusive, tudo que é exposto na feirinha é doado pelos pais dos alunos, que “adoram ver as crianças fazendo conta, passando troco, calculando o quanto vai conseguir comprar com o dinheiro”.


O professor Euclides Luís Mesquita comemora o avanço das crianças na disciplina. “O projeto é um sucesso! É uma forma de contribuir com a consciência financeira das crianças, ensinando-os a poupar, fazer contas. Damos para eles o poder de compra, e isso é fantástico. Nossas aulas de matemática ficaram mais interessantes e proveitosas”. Contou Mesquita.



outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES