08/08/2019 às 17h32

ETI Marcos Freire apresenta horta escolar e sistema de piscicultura

imageAs práticas pedagógicas realizadas na horta podem servir de exemplo e estímulo para serem replicados nas propriedades

As práticas pedagógicas realizadas na horta podem servir de exemplo e estímulo para serem replicados nas propriedades

Fotógrafo: Mariana Borges

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image As atividades foram acompanhadas por alunos dos cursos de engenharia ambiental e técnico em agronegócio, do Instituto Federal do Tocantins

As atividades foram acompanhadas por alunos dos cursos de engenharia ambiental e técnico em agronegócio, do Instituto Federal do Tocantins

Fotógrafo: Mariana Borges

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imageA engenheira ambiental da Seder, Maíra Dorneles, explica que os 300 alevinos de tambatinga soltos no tanque consomem tipos diversos de ração durante seu desenvolvimento

A engenheira ambiental da Seder, Maíra Dorneles, explica que os 300 alevinos de tambatinga soltos no tanque consomem tipos diversos de ração durante seu desenvolvimento

Fotógrafo: Regiane Rocha

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Redação Semed


Uma breve solenidade e visitação marcaram a apresentação da horta escolar e do sistema de piscicultura da Escola de Tempo Integral Marcos Freire, que fica na região do Projeto de Assentamento São João, em Palmas. Alunos, corpo docente, servidores da escola e convidados puderam conhecer um pouco mais destes equipamentos que apresentam diversas vantagens no ambiente escolar.


Engenheira ambiental e coordenadora do projeto Horta na Escola, da Secretaria Municipal de Educação, Mariana Borges, explicou que o projeto aproveita espaços ociosos nas escolas para implementação de hortas e produção de alimentos voltados à merenda escolar e para servirem de salas de aula ao ar livre. “São verdadeiros laboratórios vivos propícios à experimentação e ao aprendizado”, disse. 


O Horta na Escola é resultado de parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), que provê a assistência técnica e as aulas práticas. Na escola Marcos Freire, a horta foi implantada em consórcio com um tanque de piscicultura. Desta forma, a água utilizada pelos peixes é reaproveitada nos canteiros, onde chega já carregada de matéria orgânica que reduz a demanda por fertilizantes. 


engenheira de aquicultura da Seder, Maíra Dorneles, explica que os 300 alevinos de tambatinga soltos no tanque consomem tipos diversos de ração durante seu desenvolvimento, e que os aeradores provêm oxigênio para que se possa colocar uma quantidade maior de peixes. Com o natural interesse que as vivências práticas despertam na criança, os alunos aprendem a importância do silêncio durante a aula fora de sala. “Os peixes podem ficar estressados e parar de se alimentarem”, explica Maíra. 


O diretor da escola, Fernando Osório, salientou a importância de se manter a horta e o tanque em atividade em uma escola localizada na zona rural do Município, pois as práticas pedagógicas podem servir de exemplo e estímulo para serem replicados nas propriedades, e ressaltou a importância do trabalho de sua equipe. “Só temos esta realidade hoje na escola Marcos Freire graças à dedicação de cada um da nossa equipe, que doa o seu melhor em prol de uma educação de qualidade”, disse.


As atividades foram acompanhadas por alunos dos cursos de 
agronomia e agronegócio, do Instituto Federal do Tocantins.

 

 



Edição e postagem: Lorena Karlla 

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