07/11/2019 às 16h38

Profissionais de escolas e Cmeis de Palmas socializam experiências das práticas pedagógicas do Circuito A

imageArticulador  Luísa Brasileiro durante a palestra

Articulador Luísa Brasileiro durante a palestra

Fotógrafo: Semed

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imageÉ a terceira vez que ocorre o encontro de socialização das práticas pedagógicas do Circuito A

É a terceira vez que ocorre o encontro de socialização das práticas pedagógicas do Circuito A

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Redação Semed


Cerca de 380 profissionais dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e das escolas da infância participam até esta sexta-feira, 08, de um encontro de socialização das práticas pedagógicas do Circuito A, projeto que consiste em troca de experiências entre unidades educacionais. O evento, que acontece na ETI Almirante Tamandaré, está em sua 3ª edição e visa promover o fechamento das visitas que as unidades educacionais realizaram entre si com o objetivo disseminar as boas práticas pedagógicas da rede municipal de ensino relativas a Educação Infantil, por meio de uma rede de colaboração.

 

Na oportunidade, os profissionais participaram da palestra ‘A articulação dos profissionais da Educação Infantil na Implementação do DCT (Documento Curricular do Tocantins)’, ministrada pela articuladora do Regime de Colaboração ‘PróBNCC’ (Base Nacional Comum Curricular), Luísa Brasileiro. A articuladora falou sobre a implementação do DCT e sobre o papel das Secretarias de Educação, do gestor escolar, dos professores e de toda a equipe escolar na construção desse documento, que segundo a palestrante deve ser significativo e atender todas as demandas da BNCC.

 

“O País vive um momento histórico de consolidação da articulação de um regime de colaboração, aquilo que já se previa na Constituição de 88, mas que agora está de fato se consolidando com essa colaboração entre União, estados e municípios, onde, a partir de 2020, trabalharemos com a implementação do Documento Curricular do Estado, dentro das unidades escolares”, falou a articuladora, informando também que o documento será elaborado em regime de colaboração entre todos os entes, “com o objetivo de apresentar quais são as aprendizagens essenciais que não podem ser violadas no direito do aluno”.

 

A secretária municipal de Educação, Cleizenir Divina dos Santos, esteve na abertura do evento para dar as boas vindas aos educadores e desejar boas trocas de experiências. “O papel do educador infantil é valioso no processo de aprendizado das nossas crianças. A educação infantil é a porta de entrada para este universo encantador do aprendizado, da troca de experiências que refletirá durante toda a vida deles. Nesta manhã vejo os olhares atentos e comprometidos de vocês, que estão transformando a educação do nosso Município e merecem todo o nosso reconhecimento e gratidão”.


Para a diretora de Educação Infantil, Jardilene Gualberto, o ciclo de encontros entre as unidades educacionais representa importante instrumento educativo. “Todo esse movimento que está acontecendo na rede com trocas de experiências significativas, dinamizam a prática docente e potencializa o desenvolvimento infantil”.

 

A diretora afirma que todo esse movimento serve também para auxiliar na implementação do DCT. “Essas práticas, essas visitações entre unidades, fortalecem muito essa implementação, onde nós destacamos: o protagonismo das crianças, a escuta e o olhar sensível, o assegurar dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, o trabalho de explorar os diversos contextos das unidades, ou seja, o desemparedar, e também colocar em prática as experiências e vivências que trabalham as interações e brincadeiras das crianças”.

 

Para a professora Edivângela Gregório, o encontro é um momento ímpar de aprendizagem, de troca de experiência e de vivência entre as unidades. “Aqui nós aprendemos muito, principalmente nesse momento onde estamos iniciando os trabalhos da consolidação do DCT com base na BNCC. É um evento que enche nosso coração de amor em participar, porque a gente vê muita equidade e igualdade, onde todos têm a oportunidade de mostrar suas experiências, oportunidade de socialização, de mostrar como as nossas crianças estão sendo tratadas em nossas unidades educacionais, com muito afeto, acolhimento, respeito e muita aprendizagem, tudo que a BNCC”.

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