03/12/2019 às 14h48

Auditório de Centro de Convenções lota com 901 formandos do Proerd em Palmas

imageAlunos da Rede Municipal comemoraram formatura

Alunos da Rede Municipal comemoraram formatura

Fotógrafo: Edu Fortes

Fechar
imagePrefeita Cinthia Ribeiro esteve no evento e ressaltou a importância do programa

Prefeita Cinthia Ribeiro esteve no evento e ressaltou a importância do programa

Fotógrafo: Edu Fortes

Fechar
imageAutoridades estiveram presentes no evento

Autoridades estiveram presentes no evento

Fotógrafo: Edu Fortes

Fechar
imageCrianças do 5º ano de escolas públicas e privadas da Capital participaram da formatura

Crianças do 5º ano de escolas públicas e privadas da Capital participaram da formatura

Fotógrafo: Edu Fortes

Fechar

Juliana Matos


O auditório do Centro de Convenções Arnaud Rodrigues – Parque do Povo recebeu 901 crianças do 5º ano de escolas públicas e privadas da Capital para a formatura do ‘Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência’ (Proerd), da Polícia Militar do Tocantins, na manhã desta terça-feira, 03, em Palmas.


Dentre as escolas presentes à formatura estavam: Escola Municipal Antônio Carlos Jobim; Escola de Tempo Integral (ETI) Olga Benário; Colégio Ulbra Palmas; Escola Municipal Antônio Gonçalves De Carvalho Filho; Escola Municipal Aprígio Tomaz de Matos; Escola de Tempo Integral (ETI) Professor Fidêncio Bogo; Escola de Tempo Integral (ETI) Monsenhor Pedro Pereira Piagem; Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares Rodrigues; Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira De Mello; e Escola Municipal Thiago Barbosa.


A prefeita Cinthia Ribeiro prestigiou a formatura e enalteceu a parceria do Município com a Polícia Militar em prol do programa de prevenção às drogas. “Estamos falando de um programa dedicado à transformação de pessoas e edificação de valores. Vocês, crianças, são o futuro da nossa cidade. Por isso, desejo muito que vocês tenham força e coragem para enfrentar os desafios do futuro e, principalmente, construir muitos sonhos”, declarou a prefeita.


O vice-governador Wanderlei Barbosa, também presente à cerimônia, agradeceu a dedicação dos agentes de segurança ao programa.


Programa


O Proerd é um programa multidisciplinar aplicado em 58 países e que oferece formação cidadã voltada para prevenção de drogas e violência para crianças e adolescentes. No Brasil, a Polícia Militar é a responsável pelo desenvolvimento da metodologia proposta pelo programa. No Tocantins, o programa vem sendo desenvolvido há 17 anos, em escolas que buscam a parceria para incrementar o currículo de formação transversal de seus alunos.

 

Depoimentos


A formatura foi marcada por depoimentos sobre a influência do Proerd. Um deles de uma ex-aluna. A advogada Isabelle Catherine Santana, vice-presidente da ‘Comissão OAB vai à Escola’, que participou do programa em 2005, quando tinha 10 anos. “O programa foi fundamental para entender situações que aparecem no futuro, quando chegamos ao ensino médio ou na faculdade. Por isso quero dizer que o que esse mundo oferece é passageiro, mas o que vocês conquistam com o esforço de vocês é duradouro”, frisou Isabelle.


O depoimento da ex-aluna abriu a formatura, mas foi o depoimento da pequena Natália Souza Vidal, 5º ano da Escola Municipal Aprígio Tomaz de Matos, que se destacou. Ela foi indicada como autora da melhor redação com tema ‘O Proerd, Escola e Família’. Na redação, ela contou como o que aprendeu beneficiou a família. “Aprendi a tomar decisões confiantes. O professor me aconselhou a falar com meu tio, eu conversei com ele e agora ele não bebe mais, está tranquilo. Agora eu planejo dar o que aprendi para as outras pessoas também terem”.


Ela frisou que aquela ocasião serve de reconhecimento da dedicação desses formadores.

 

 

Edição: Lorena Karlla 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES