23/01/2020 às 15h13

Professores que atuam na Educação Especial do Município recebem capacitação e terão formação continuada

imageFormação dos professores da Sala de Recursos

Formação dos professores da Sala de Recursos

Fotógrafo: Divulgação Semed

Fechar
imageO palestrante, Luciano Coelho, elaborou um momento de reflexão e interação para os professores

O palestrante, Luciano Coelho, elaborou um momento de reflexão e interação para os professores

Fotógrafo: Divulgação Semed

Fechar

Redação Semed

Professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais das unidades educacionais da Rede Municipal passaram por capacitação na quarta-feira, 22. O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário Católica do Tocantins, Quadra 1402 Sul, parceiro da Secretaria Municipal da Educação (Semed).

 

De acordo com o Superintendente de Projetos Especiais, José Ribamar Farias, o objetivo para o ano de 2020 é ofertar uma formação continuada aos profissionais que trabalham na área e que o evento se trata de um pontapé inicial. “São Salas de Recursos com professores especialistas em Atendimento Especial Especializado (AEE) e professores auxiliares que atuam nas salas de aula auxiliando os professores regentes no atendimento de alunos que tenham algum tipo de deficiência”, pontuou.

 

Farias explica que a formação será sistematizada em Braile, sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, Língua Brasileira de Sinais (Libras), e no contexto geral, autismo, paralisia cerebral, deficiência física e demais. Segundo ele, há uma preocupação no sentido de tornar esses profissionais mediadores no espaço escolar para que o processo ensino aprendizagem seja de fato concretizado.

 

A rede conta hoje com 52 Salas de Recursos e respectivos professores especialistas em AEE. O quantitativo de professores auxiliares e de cuidadores varia conforme a efetivação de matrículas de alunos que necessitam desse tipo de atendimento. O ano de 2019 encerrou com 72 professores auxiliares e 215 cuidadores e um total de 1.200 alunos matriculados com algum tipo de necessidade especial. O Sistema Integrado de Matrículas (SIMpalmas) oferece critérios de prioridade para pessoas (crianças, jovens ou adultos) com necessidades especiais.

 

O palestrante Luciano Coelho, elaborou um momento de reflexão e interação para os professores. Coelho enfatiza que sua palestra tem uma abordagem no sentido de reforçar a autoestima desses profissionais, uma vez que a maioria deles tem um perfil específico e encontra-se nesta função pelos mais variados motivos. “Valorizar esse profissional para que ele perceba sua capacidade e sua importância dentro da escola é fundamental”, reforça.

 

A professora Graça Lima, destacou a formação como um importante momento neste início de ano letivo. Para ela, repensar sua atuação e buscar de conhecimentos novos para aliar à prática é muito válido.

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES