07/02/2020 às 17h43

Semed abre inscrições para o Programa Informática da Comunidade a partir desta segunda-feira, 10

imageCursos acontecerão de segunda a quinta-feira, com turmas diversificadas sempre no período vespertino

Cursos acontecerão de segunda a quinta-feira, com turmas diversificadas sempre no período vespertino

Fotógrafo: Divulgação

Fechar

Redação Semed

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) abre inscrições para mais uma etapa do Projeto Informática da Comunidade, a partir de segunda-feira, 10, no Núcleo Tecnológico da Região Norte (NTM), localizado na  Arno 32 (305 Norte - antigo Palmas Virtual). Serão oferecidas 160 vagas em 41 cursos diversificados, tais como: Secretariado, Informática Básica, Finanças Básicas, Word 2007, 2010, Excel 2010, Writer, Calc 3.3 Impress, Paint.net, Windows, Html- Básico, Photoshop, entre outros. Podem se inscrever servidores, alunos da rede pública municipal de ensino e moradores da região.



Os interessados deverão procurar o Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), no período de 10 de fevereiro a 02 de março, no horário das 13 às 18 horas para se inscreverem. Os cursos acontecerão de segunda a quinta-feira, com turmas diversificadas sempre no período vespertino.


O início das aulas está previsto para o dia 04 de março. A carga horária mínima é de 10 horas podendo chegar a 200 horas, conforme a produtividade do aluno. Os cursos são interativos e permitem preparar os cidadãos para o mercado de trabalho, possibilitando jovens, adultos e pessoas da melhor idade ter acesso a cursos de inclusão digital e formação profissional promovendo igualdade de acesso à informação e ao conhecimento.

 


Informática da Comunidade – O Projeto



O Programa, apadrinhado pelo medalhista olímpico André Domingos, é resultado de uma parceria entre a empresa Multimídia Educacional e a Prefeitura de Palmas desde 2012, e atende à comunidade em geral com cursos profissionalizantes na área da informática.


O funcionamento do projeto Informática Para a Comunidade é dividido em seis módulos temáticos: o primeiro módulo é introdutório envolvendo a história dos computadores até a atualidade; em seguida o módulo onde é apresentado ao aluno sistema operacional Windows propondo a compreensão de uma configuração básica de uma máquina; o terceiro módulo consiste no programa de texto, o Word, voltado para a edição de textos; e o quarto módulo trabalha o Excel. Já no quinto módulo, os alunos aprenderão sobre produção de slides através do PowerPoint; e o último módulo a Internet, onde o aluno aprenderá o básico sobre navegação na web e comunicações online.

 

Núcleo Tecnológico Municipal – NTM



O Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) é o espaço sob a responsabilidade da Semed, onde acontecem os cursos interativos diversos, incluindo o Programa Informática da Comunidade.


O objetivo do Núcleo Tecnológico Municipal é a democratização da informação e a promoção da inclusão digital, por meio de cursos de capacitação na área de tecnologia da educação para servidores da rede municipal de ensino, em parceria com o Ministério da Educação, além de permitir o acesso da comunidade à internet para trabalhos escolares e pesquisas.


Segundo a coordenação do NTM Norte, mesmo após o início das aulas, como os cursos são aplicados por módulos, é permitido a inserção de novas inscrições à medida que vão surgindo vagas.

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES