17/06/2009 às 16h07

Projeto Educando com Saúde é lançado oficialmente

None

A Prefeitura Municipal lançou oficialmente na manhã desta quarta-feira, 17, o maior programa de erradicação de analfabetismo de jovens adultos e idosos da Capital, o Educando com Saúde.

 

O evento, que foi realizado no auditório da Escola de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares, contou com a participação de cerca de 400 Agentes Comunitários de Saúde, dos secretários da Educação, Danilo Melo, e da Saúde, Samuel Bonilha, além de autoridades, diretores e servidores da Educação Municipal.

 

O Programa

O programa, que será coordenado pela Secretaria Municipal da Educação em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, tem como slogan “A leitura das palavras melhora a leitura do mundo”. O objetivo principal, promover a aprendizagem dos jovens, adultos e idosos da Capital, oportunizando assim uma aprendizagem de qualidade para todos, assegurando-lhes o direito de desenvolver as habilidades de leitura e escrita, a fim de que todos possam usufruir da cultura letrada.

 

Para colocar o projeto em prática, durante os meses de junho e julho os 461 agentes comunitários da secretaria da Saúde irão fazer um levantamento completo sobre quem são, onde estão e como vivem os cerca de 3.550 analfabetos da Capital.

 

Paralelamente a esse levantamento, durante o mês de junho a secretaria da Educação estará realizando o cadastramento das pessoas interessadas em participar do programa como agente Alfabetizador ou Supervisor Pedagógico. O edital de seleção, para os interessados em atuar no projeto, será publicado no portal da Prefeitura de Palmas, no link Documentos - Edital Palmas para Alfabetização.

 

No mês de setembro, após o levantamento feito pelos agentes de saúde, formação das turmas de alfabetizandos e da seleção e preparação dos Alfabetizadores e Supervisores Pedagógicos, começarão, efetivamente, as aulas. A alfabetização se dará através de uma proposta consistente, acompanhada de processos de formação inicial e continuada, com conteúdos pertinentes que contribuam, inspirem e deem significado à realidade do aluno em processo de alfabetização.

 

O período previsto para o processo de alfabetização é de quatro meses, mas caso o alfabetizando não obtenha o resultado esperado poderá iniciar novamente as aulas, na próxima turma.

 

As turmas de alfabetização serão distribuídas em duas etapas, a primeira em 2009 e a segunda em 2010, dependendo da demanda e da mobilização dos alfabetizadores.

 

Metas do programa:

- Superar o analfabetismo, garantindo ao alfabetizando o acesso a leitura e a escrita, tendo como princípios o respeito à sua diversidade sociocultural e suas expressões de educação e cultura popular;

- Articular ações com as demais secretarias municipais, buscando garantir o acesso às demais políticas, benefícios e serviços sociais, propiciando a superação das diversas situações de exclusão em que se encontra a população não alfabetizada;

- Encaminhar para a Educação de Jovens e Adultos o maior número possível de alunos alfabetizados, para continuarem seus estudos;

- Transformar o município de Palmas num intenso e permanente ambiente alfabetizador;

-Alfabetizar aproximadamente 4.000 alunos em 2009/2010.

outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES