11/09/2009 às 12h06

Momento Cívico desta segunda, 14, contará com a participação da caravana do Cooperjovem do Pará

None

O prefeito Raul Filho realiza nesta segunda-feira, 14, às 8 horas, na Câmara Municipal de Palmas, o tradicional Momento Cívico, promovido pela da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Na ocasião, estará presente o secretário da pasta, Danilo Melo, além da participação de 28 professores ligados ao Cooperjovem do Pará.


Os docentes fazem parte de Cooperativas Educacionais e estão no Tocantins para realizar um intercâmbio com profissionais das escolas públicas. Além disso, os integrantes da caravana participarão do I Encontro Estadual de Coordenadores do Coorperjovem, na ocasião os professores visitarão as escolas municipais de Palmas incluídas no programa: Anne Frank (localizada na 110 Norte), Maria Rosa (Aureny III) e Santa Barbará (região Sul de Palmas). A visita tem como finalidade conhecer o funcionamento do sistema educacional da capital e do Estado e relatar a percepção dos docentes do Cooperjovem, sobre os benefícios da parceria para a educação.


Para Palmas já estão aprovadas oficinas de capacitação que serão ofertadas em 38 escolas municipais . A ação é voltada aos alunos envolvidos nos grêmios estudantis, ao todo serão capacitados 210 estudantes. O objetivo é trabalhar liderança e cidadania por meio dos valores e princípios do cooperativismo.


Cooperjovem

É um programa de formação e capacitação, executado no Tocantins pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), por meio da Organização das Cooperativas do Tocantins (OCB-TO).


O Cooperjovem visa ações continuadas direcionadas às escolas públicas e cooperativas educacionais tendo como principal objetivo a difusão da cultura cooperativista, apresentando-a com forma de enaltecer valores essenciais como a cooperação, a solidariedade, a autonomia, a responsabilidade, a democracia, a igualdade e eqüidade, a honestidade e a ajuda mútua.


Suas atividades estão voltadas para a construção participativa incentivando o aluno a relacionar-se com seu grupo e com o meio; a desenvolver o senso crítico e o processo de tomada de decisões de forma que suas opções o satisfaçam pessoalmente e que sejam socialmente positivas na construção de uma sociedade em que todos possam ter maiores possibilidades de viver em harmonia. O Cooperjovem tem como base o 5º e o 7º Princípio do Cooperativismo respectivamente: Educação, Formação e Informação e Interesse pela Comunidade.


Momento Cívico

Ao todo, participarão do Momento Cívico, 30 alunos do 1º ano básico da escola municipal Carlos Drummond de Andrade que realizarão duas apresentações. As coreografias, ambas tendo como temática “Direito da Crianças”, foram coordenadas pelas professoras Vanilde Ferreira e Sebastiana Bandeira.


A Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, localizada na quadra 403 Norte, oferece a Educação Infantil e o Ensino Fundamental nas séries iniciais, nos turnos matutino e vespertino, atendendo cerca de 200 alunos e possui um quadro de 22 servidores, entre direção, corpo administrativo e professores.


outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES