18/09/2009 às 14h55

Diretores da rede municipal de ensino relatam experiências durante encontro

None

O quarto encontro de Imersão deste ano, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), contou com a presença de 53 diretores das unidades escolares de Palmas. A reunião ocorre somente hoje, durante todo o dia, no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral Vinícius de Morais, localizada na 706 Sul. Além dos gestores escolares, participam também o secretário municipal da Educação, Danilo Melo, a diretora de Ensino Infantil, Judith DallAgnol, a diretora de Ensino Fundamental, Roneidi Pereira de Sá Alves, e demais servidores.


Durante o encontro, geralmente são trabalhados temas especiais. Desta vez, quatro diretores relataram suas experiências. A diretora da Escola Beatriz Rodrigues, Leila Roque da Silva, abordou as medidas e ações adotadas pela unidade para elevar o  Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb). “O nosso objetivo é melhorar a educação e o aprendizado também”, afirmou. Entre as ações colocadas em pratica, estão as reuniões sistematizadas com os pais e alunos da 4ª série (público alvo), com o intuito de conscientizar sobre a importância do Ideb; conhecer quais foram as medidas das escolas que conseguiram atingir um bom índice no Ideb; elaboração de um material apostilado específico para os alunos.


“Vimos que as escolas que obtiveram boas notas utilizavam material apostilado, então nos reunimos para elaborar o nosso e estamos tendo bons resultados”, explicou Leila. Além disso, visitas diárias nas salas de aulas e acompanhamento na realização das tarefas também foram incluídas.

 

Outra experiência relatada foi a do Sistema de Segurança Eletrônico, instalado nas escolas municipais Santa Bárbara e Darcy Ribeiro. O diretor da escola Santa Bárbara, Ademildo Kuhn, destacou os benefícios ocorridos após a implantação das câmaras, entre as quais estão a contenção da violência; coibição dos roubos praticados na escola; diminuição das brigas entre alunos; controle do fluxo de pessoas. Ademildo defendeu que precisa haver uma desmistificação do uso das câmaras. “Não é um big brother e nem uma prisão, trata-se de segurança, inclusive para os nossos alunos”, destacou.

 

Os diretores Joneidson Marinho, da escola Darcy Ribeiro, e Wender Fernandes Martins Reis, da Escola Municipal,  Thiago Barbosa, também relataram suas experiências. No período vespertino, a reunião continua com prestação de contas, ciência a tecnologia e os resultados da verificação de aprendizagem.

outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES