21/09/2009 às 13h59

I Jogos da Infância começa com apresentações culturais e desfile das delegações

None

Durante a abertura do I Jogos da Infância, nesta segunda-feira, 21, na Escola Vinicius de Moraes, alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) realizaram uma pequena demonstração das competições que ocorrerão ao longo da semana. O evento, realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), contou com a participação do secretário da pasta, Danilo Melo, diretores, professores, alunos dos centros e representantes das 18 escolas que oferecem educação infantil, do presidente da Federação Tocantinense de Esportes, Belmiran Souza, e autoridades.

 

O I Jogos da Infância, que segue até a próxima sexta-feira, 25, é voltado para crianças de seis meses a 7 anos de idade e, ao todo, mais de oito mil alunos da rede pública do município participarão.

 

Na solenidade de abertura houve apresentações de cada delegação, ações culturais com o coral da Escola Municipal Henrique Talone e o coral de flautas da Escola Municipal Vinícius de Morais. Além disso, o aluno Iago Montecélio entrou na quadra carregando simbolicamente a Tocha Olímpica e o aluno Ruan Ludivique leu o Juramento da Criança. Já os alunos do Cmei Matheus Henrique de Castro Santos apresentaram uma coreografia da música “Estica” e os alunos da Escola Vinícius de Morais encantaram a plateia com a coreografia “Estrelinha reluzente”.

 

Ainda durante a solenidade o secretário Danilo, ressaltou a importância tanto para a saúde da criança como para o desenvolvimento da motricidade. “As crianças que estão em desenvolvimento, nos primeiros anos de idade, adquire certa facilidade nas habilidades motoras. E é nessa fase que ela aprende a correr, subir escadas, chutar, dançar e dar cambalhotas”. Por isso, o secretário frisa que é importante as escolas oferecerem atividades físicas para estimular e ajudar no desenvolvimento dos pequenos.

 

O professor de educação física Jackson Silva afirmou que a Semed está inovando em ofertar educação física nesse segmento. “É através de movimentos que o ser humano aprende sobre o meio social em que vive. As primeiras respostas de uma criança recém-nascida são motoras e o seu progresso é medido por meio de movimentos”, explicou.

 

Atividades

Cada unidade escolar desenvolverá os jogos, durante toda a semana. Os professores responsáveis irão definir os princípios para participação e o bom andamento das competições. Entre as modalidades estão a corrida do bebê, corrida do saco, bola ao cesto, dança da laranja, bola ao gol, corrida com obstáculos, corrida de velocípede, corrida com ovos, quem calça primeiro, sequência com blocos lógicos, campeonato de tampinhas coloridas, dançando a música e outros jogos.

outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES