28/09/2009 às 18h38

Secretário da Educação de Palmas realiza palestra nesta terça, 29, em Brasília

None

O secretário municipal da Educação, Danilo Melo, realiza nesta terça-feira, 29, uma palestra com o tema Educação Integral na Zona Rural de Palmas, dentro da programação do Seminário de Educação Integral do Campo, promovido pela Secretaria de Alfabetização, Educação Continuada e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação (MEC). Além do secretário participam ainda a diretora Suiany de Souza Costa e a coordenadora pedagógica Evanilça Ribeiro Pinto, ambas da Escola de Tempo Integral Luiz Nunes de Oliveira, região de Buritirana, onde irão relatar experiências que vem ocorrendo na unidade. A palestra acontece no ministério, em Brasília, a partir das 14 horas. 

A participação do professor Danilo Melo foi um convite realizado pelo secretário da Secad, André Lázaro, devido os projetos desenvolvidos nas cinco escolas da zona rural da Capital tocantinense. Outro fator importante é que no país, somente Palmas oferece educação integral no campo. Para o secretário Danilo, a sua participação é um reconhecimento que as ações desenvolvidas pela Prefeitura estão virando referência. “Durante a palestra vou relatar as experiências que estão sendo aplicadas e como elas vêm modificando a realidade dos nossos alunos”, frisou. 

A diretora Suiany destaca ainda que, entre as ações desenvolvidas pela escola e que serão apresentadas no seminário estão as oficinas de música, dança e teatro. “O mais importante é como vamos mostrar que a implantação da educação de tempo integral foi fundamental para o aumento do rendimento escolar dos alunos.” Isso porque, de acordo com a diretora, os alunos moram em fazendas e assentamentos longe da escola. Suiany explica que antes os alunos chegavam 8 horas e às 11 horas, tinham que ir embora. “Muitos chegavam em casa só às 15 horas, quando conseguiam almoçar”. Com a permanência maior na escola e maior participação das atividades a realidade mudou. “É isso que queremos destacar e mostrar que no campo é fundamental que a educação seja em tempo integral”. Vale ressaltar que a unidade oferece quatro refeições: café da manhã, uma fruta (às 10 horas), almoço e um lanche às 16 horas. 

Na unidade, são ofertadas educação infantil e fundamental para 340 alunos de 4 a 16 anos. Entre as atividades desenvolvidas, que também serão apresentadas no seminário, o destaque é para o Projeto Rabeca, que iniciou neste semestre, sendo um instrumento musical construído pelo pai de um aluno, Ronaldo Pereira Dias, que utiliza o buriti, planta nativa da região. Após a finalização das peças será formada uma banda composta pelos alunos. Outra ação é o Apoio Aprendizagem, onde os estudantes recebem reforço escolar por meio das oficinas que participam.

Escola Rurais

Palmas conta com cinco escolas da zona rural: Escola Luiz Nunes de Oliveira (Buritirana), Escola de Tempo Integral Marcos Freire (Fazenda São João), Escola de Tempo Integral João Beltrão (Taquaruçu Grande), Escola de Tempo Integral Aprígio Thomas de Matos (Fazenda Consolação), e Escola de Tempo Integral Sueli Pereira Reche (estrada para Buritirana). As cinco unidades juntas atendem mais de 1.271 alunos oriundos de assentamentos, fazendas e pequenas propriedades rurais.

outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES