11/12/2009 às 14h33

Consultório odontológico da ETI Norte registra 2.800 atendimentos aos alunos

None

O Consultório Odontológico da Escola de Tempo Integral Padre Josimo, região norte de Palmas, em sete meses de funcionamento realizou 2.800 atendimentos neste período, uma média de 400 por mês. Ao todo a unidade escolar possui 1.200 alunos. O consultório é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) com a Secretaria Municipal da Saúde (Semus).

A odontóloga Mariana Vendramini ressalta que entre os principais atendimentos são restauração, extração (dentes moles), escovação, aplicação de flúor e selagem. “Devido ser uma região que é difícil o acesso à saúde bucal, o índice de cárie é alto entre as crianças.” Esclarece. Com o levantamento realizado para detectar os principais problemas, Mariana explica que a partir do ano que vem serão executados trabalhos preventivos mais específicos.

A odontóloga conta que as ações serão direcionadas aos pais. “Vamos realizar diversas palestras abordando a importância da prevenção dos dentes”, relata Mariana. Em relação, ao número alto no atendimento, a odontóloga informa que é normal devido a quantidade de crianças. “O consultório funciona de manhã e a tarde, caso contrário não daríamos conta da demanda.” Mariana diz que quando o tratamento requer um atendimento mais específico o aluno é encaminhado para o Centro Especializado de Odontologia de Palmas.

Assim como as professoras, Mariana também conseguiu conquistar um lugar cativo com as crianças, tanto que foi batizada de “Fada dos Dentes”. “Quando existe algum aluno que está na fase de trocar os dentinhos, eles já correm para cá. Ganho cartinhas, chocolates, as crianças demonstram carinho o tempo todo.”

A aluna Verônina Raina, 7 anos, diz sorrindo que perdeu o medo da cadeira do dentista. “Antes de estudar aqui eu nunca tinha ido a um consultório e agora aprendi a cuidar mais dos meus dentes”, revela.

O secretário da Semed, Danilo Melo, reforça que essa ação faz parte de uma ação da Prefeitura em realizar um atendimento em tempo integral aos alunos na saúde e na educação. “A escola de tempo integral como concentra o maior número de crianças pode realizar esse tipo de atendimento o que garante dentes saudáveis”. O secretário antecipa que no próximo ano na Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello, Aureny III, também deverá ser implantado um consultório para atender os alunos da unidade.

outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES