25/10/2019 às 18h11

Prefeitura de Palmas encontra-se adimplente com o Cauc e apta a firmar convênios federais e receber repasses parlamentares

imageGestores visitaram gabinetes de parlamentares

Gestores visitaram gabinetes de parlamentares

Fotógrafo: Divulgação

Fechar

Redação Secom

O Município de Palmas comemora o fato de estar fora da lista do Cadastro Único de Convênios (Cauc), por encontrar-se em dia com os seus certificados de regularidade, então o município se encontra apto a celebrar convênios, contrair empréstimo e receber recursos federais. O cadastro funciona de forma similar à negativação do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

 

O Cauc é consolidado em um documento único os dados recebidos de cadastros de adimplência, disponibilizando informações acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal, pelos entes federativos, seus órgãos e entidades, e pelas organizações da sociedade civil (OSC).

 

“Essa regularidade das certidões junto ao governo federal habilita o município a receber transferências voluntárias com a possibilidade de contrair empréstimos para realizar obras e ações em toda a esfera pública”, destacou Fábio Frantz, titular da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis (Secres).

 

O secretário explicou ainda que o município que não está habilitado com a certidão do Cauc só recebe as transferências obrigatórias que são os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), saúde e educação, nesse contexto, os municípios ficam impedidos de receber os repasses voluntários enquanto não estiver em regularidade com o Cauc junto ao Governo Federal.

 

Viagem a Brasília

 

O secretário Fábio Frantz, que responde também pela Secretaria de Habitação, e o secretário Carlos Braga, da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, passaram a semana em Brasília, visitando os gabinetes dos deputados e senadores, em busca de recursos e emendas parlamentares para Palmas no orçamento da União em 2020.

 

Durante a estadia na Capital Federal, os secretários foram recebidos para agendas técnicas no Ministério do Turismo e na Secretaria Nacional do Esporte, referentes a pleitos realizados e convênios.

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES