31/12/2019 às 16h04

Planta de Valores Genéricos de Palmas é atualizada em 3,27% para o ano de 2020

imageReajuste nos índices anuais de atualização monetária dos tributos municipais em 3,27%  não constitui aumento de tributo

Reajuste nos índices anuais de atualização monetária dos tributos municipais em 3,27% não constitui aumento de tributo

Fotógrafo: Edu Fortes

Fechar

Wédilla Jácome

Publicado no Diário Oficial da última segunda-feira, 30, o Decreto N° 1.834 atualiza a Planta de Valores Genéricos de Palmas em 3,27%, para o ano exercício de 2020. Essa atualização tem como referência o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) de novembro de 2018 a novembro de 2019, divulgado pelo IBGE, e que o município de Palmas utiliza para reajustar a UFIP (Unidade Fiscal de Palmas) e também a Planta de Valores Genéricos.


A previsão de reajuste está contida no parágrafo único do Art. 11 da Lei Complementar nº 285, de 31 de outubro de 2013, que institui o Código Tributário Municipal, ao dispor que, “não sendo publicada a Planta de Valores Genéricos, os valores da Planta então vigente serão atualizados com base no mesmo índice anual definido para atualização monetária dos tributos municipais”.


O reajuste terá incidência nos valores da Tabela de Valores de Terreno, da Tabela de Valores de Edificação e da Tabela de Valores de Garagem/Box e Escaninhos, que se constituem em unidades imobiliárias para o ano de 2020.


O secretário municipal de Finanças, Rogério Ramos de Souza, explica que o reajuste nos índices anuais de atualização monetária dos tributos municipais em 3,27% (três inteiros e vinte e sete centésimos por cento) não constitui aumento de tributo. Uma vez que ao Município é permitido atualizar o IPTU mediante decreto, em percentual compatível à atualização monetária, nos termos da Súmula 160 do Superior Tribunal de Justiça (STJ).


O decreto também infere que a correção monetária prevista em lei não viola os princípios constitucionais da legalidade, da anterioridade, do respeito ao direito adquirido e da irretroatividade tributária, conforme decisão judicial.

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES