08/11/2019 às 17h45

Programa ‘Muda Clima’ será lançado nesta segunda-feira, 11, durante inauguração de trecho da Avenida NS-04

image Para a prefeita Cinthia Ribeiro o ‘Muda Clima’ será um marco neste ano em que se comemora os 30 anos de Palmas

Para a prefeita Cinthia Ribeiro o ‘Muda Clima’ será um marco neste ano em que se comemora os 30 anos de Palmas

Fotógrafo: Arte - Divulgação

Fechar

Georgethe Pinheiro

Com a intenção de contribuir para o conforto urbano e melhorar o clima da Capital a Prefeitura inicia nesta segunda-feira, 11, o plantio de 30 mil mudas de árvores, dentro do programa denominado ‘Muda Clima’, elaborado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), em parceria com o Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (IPUP), com execução pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp).



O lançamento do programa está marcado para às 16h30, durante a entrega das obras de reestruturação da Avenida NS-04, nas proximidades do Parque dos Povos Indígenas (PPI).



A estimativa do ‘Muda Clima’  é que ao longo de 17 semanas sejam plantadas em torno de 400 árvores por dia e a intenção é que esta ação seja concluída até o início do mês de março, para aproveitar o período de chuvas como fonte de irrigação natural para as novas árvores.



O trabalho será orientado por meio do Plano de Arborização de Palmas, que observa necessidades específicas de cada região da cidade, levando em consideração o tipo de atividade realizada no local, trata-se de área residencial, comercial, de lazer, preservação ambiental, dentre outros.



O estudo estima que uma região arborizada adequadamente pode apresentar diferença entre 3°C e 5°C no microclima, quando comparada a outra região pouco arborizada ou que seja desprovida de vegetação.



“Sabemos que 30 mil árvores não representam a quantidade suficiente para alterar o clima, baixando a temperatura. Porém, é um primeiro passo para que nossa cidade, em alguns anos, possa ter um clima mais ameno e que ofereça melhores condições para que as pessoas se desloquem a pé, ou em transportes alternativos, a exemplo de bicicletas e patinetes”, destacou a presidente da FMA, Meire Carreira.



Ela também lembrou que o plantio iniciado nesta segunda-feira tenta corrigir um equívoco que se dá desde a implantação da cidade, período em que foi iniciada a supressão indiscriminada da vegetação nativa e plantio de espécies incompatíveis com o clima regional.

 

“Palmas possui um plano de arborização, e temos condições de realizar uma arborização adequada atendendo aos interesses coletivos e as condições ambientais característico do bioma cerrado”, destacou a presidente Meire Carreira.


Já o presidente do Ipup, Walfredo Antunes, lembrou que a cidade é um ambiente em constante evolução e que precisa ir se adequando na medida de seu desenvolvimento.


“Hoje Palmas tem uma população 20 vezes maior do que a do início de sua implantação, com a presença de muitos prédios, asfalto e elementos que contribuem para elevar a temperatura. Nossa obrigação é a promover a proteção ao meio ambiente, preservando espécies nativas subsistentes e replantar as que foram retiradas durante o processo de estruturação da Capital”, sentenciou Walfredo Antunes.

 

 

Para a prefeita Cinthia Ribeiro o ‘Muda Clima’ será um marco neste ano em que se comemora os 30 anos de Palmas. “A sustentabilidade também é uma pauta importante em nossa gestão e estamos trabalhando com muito empenho para que nossa Capital seja cada dia melhor para se viver. E agora, o ‘Muda Clima’ chega para mostrar nosso compromisso com a população palmense”. (Colaborou Denise Nascimento)  

 

 

Edição: Lorena Karlla

 

 

 

Edição: Lorena Karlla 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES